À maior rede social de consumidores de Portugal chegaram, entre janeiro e novembro de 2020, mais de 5000 reclamações relacionadas com burlas, um aumento de 77%, comparativamente com 2019.
Durante o período de 1 de janeiro e 30 de novembro foram registadas 5427 reclamações relacionadas com burlas, uma média de 16 reclamações por dia. A comparação com o período homólogo reflete um crescimento de 77%, face às 3066 queixas registadas em 2019.
Segundo a análise do Portal da Queixa, estes resultados demonstram que os esquemas de burla e fraude registam uma tendência de crescimento, tendo sido igualmente ampliados pelo atual contexto pandémico.
Inverter esta realidade passa por potenciar a literacia digital dos portugueses, uma aposta recentemente encabeçada pelo Portal da Queixa com a criação do movimento cívico #NãoSejasPato.
Esta campanha, lançada por altura da Black Friday, já alcançou a adesão de mais de 7000 consumidores que quiseram, voluntariamente, testar os seus conhecimentos de literacia digital através de um Quiz disponível na plataforma: www.naosejaspato.pt .