A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) promoveu um estudo junto dos consumidores de eletricidade e gás natural, com base em 1.250 entrevistas telefónicas em Portugal Continental e regiões autónomas, para identificar o conhecimento que têm das faturas, a utilidade que lhe atribuem, quais os elementos que consideram mais importantes, as dificuldades que sentem na sua interpretação e os fatores que contribuem para essas dificuldades.
Segundo as principais conclusões do relatório, “38% dos consumidores reconhece que nunca ou raramente analisa a sua fatura, embora a confiança na fatura seja elevada (quatro, numa escala de um a cinco)”, observou a entidade reguladora.
Já quanto à satisfação dos consumidores com a fatura, também numa escala de um a cinco, os inquiridos atribuem a avaliação de 3,58 à fatura de eletricidade, 4,02 à de gás natural e 4,04 à fatura de eletricidade e gás natural conjuntamente.
O estudo concluiu ainda que a faixa etária menos satisfeita com a fatura é a dos 45 aos 54 anos, sendo os acertos de faturação o fator pior classificado pelos consumidores.
Neste sentido, a ERSE sublinhou que a progressiva instalação de contadores em redes inteligentes contribui para eliminar a necessidade de estimativas de consumo e de acertos de faturação.