A produção de banana na Região Autónoma da Madeira deverá atingir este ano as 22 toneladas, mais 800 do que em 2016, sendo que 85% se destina à exportação para o mercado nacional, informou hoje o secretário da Agricultura.
"Já temos mais 800 toneladas processadas relativamente ao ano passado e estamos a desenvolver um grande trabalho junto dos intermediários e comerciantes no mercado nacional para que o escoamento se faça naturalmente", disse Humberto Vasconcelos, durante uma visita à XVII Mostra Regional da Banana, que decorre na freguesia da Madalena do Mar, concelho da Ponta do Sol.
O governante realçou que apesar de 85% da produção ser comercializada no território continental, a banana oriunda da Madeira representa apenas 10% do total ao dispor dos consumidores portugueses.
"No verão, a banana da Madeira encontra a grande concorrência da banana oriunda da América do Sul, que chega a Portugal a um preço muito baixo", afirmou Humberto Vasconcelos, vincando que o fruto regional é o "mais caro" no mercado.
O secretário da Agricultura realçou, por outro lado, que o executivo está a investir em novos sistemas de certificação de qualidade, no sentido de defender os produtos da agricultura regional.
O concelho da Ponta do Sol é um dos maiores produtores de banana da região autónoma, sendo este um dos produtos mais importantes da agricultura madeirense.
LUSA