Do total de automóveis produzidos nos primeiros quatro meses do ano, 83.640 são ligeiros de passageiros (menos 19,6% face ao período homólogo), 23.757 ligeiros de mercadorias (mais 15,5%) e 1.075 são veículos pesados (-36,2%).
Apesar da redução, a ACAP assinalou que o setor continua a ser um elemento importante na balança comercial portuguesa, uma vez que “97,4% dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo”.
Apenas em abril, foram produzidos 27.226 veículos em Portugal, menos 11,4%.
No quarto mês do ano, a produção de ligeiros caiu 19,9%, para 21.363, e a de pesados 24,6%, para 233. Em sentido inverso, a produção de ligeiros de mercadorias cresceu 50,5%, para 5.630.
A Europa continua a ser o mercado líder nas exportações, com 87,0% da produção nacional, destacando-se Alemanha (19,1%), Itália (12,3%), França (11,2%) e Espanha (10,0%).
O mercado americano, com o Chile a somar uma quota de 3,1%, ocupa o segundo lugar, com 3,5% das exportações, enquanto Ásia e África estavam no terceiro lugar, com 3,1% dos automóveis fabricados em Portugal.
Em relação à montagem de pesados, até abril foram montados 17 veículos pesados – todos eles de passageiros –, o equivalente a uma quebra de 34,7% em termos homólogos.
A ACAP assinala que em abril foram exportados 65 destes 66 veículos montados em Portugal, dos quais 59 seguiram para a Alemanha e seis para Inglaterra.
Lusa