O primeiro destes eventos acontecerá entre 9 a 11 de novembro, através da Feira Prowine Shangai, apontada como a principal feira de comércio internacional da China. Em 2020, contou com 400 expositores, de 17 países.
Já a “Grande Prova de Vinhos de Portugal” em Tóquio, a 22 de novembro, será direcionada a 300 profissionais japoneses, entre importadores, distribuidores locais, imprensa, compradores, prescritores do canal HORECA, retalhistas e líderes de opinião. Este evento incluirá ainda um seminário sobre vinhos portugueses dirigido a 50 profissionais.
Mais uma vez, estes eventos decorrem da parceria entre o IVBAM e a Viniportugal, entidade responsável pela promoção internacional da marca Wines of Portugal.
A representar o Vinho Madeira em Tóquio, estarão as empresas: Henriques & Henriques, Pereira D’Oliveira e Vinhos Barbeito. Em Shangai participarão as empresas: H. M. Borges; Henriques & Henriques, Justino’s Madeira Wines e Pereira D’Oliveira.
A participação nestes eventos, focados em mercados especializados, com elevado poder de compra, reveste-se de elevada relevância para a promoção do Vinho Madeira, reconhecendo o potencial de crescimento adjacente, no que se refere à comercialização deste vinho. Efetivamente, estes mercados (Japonês e Chinês) já possuem grande representatividade no ranking das transações comerciais de Vinho Madeira, nos países terceiros, ocupando respetivamente a 3ª e a 4ª posição, entre 1 de janeiro e 30 de setembro de 2021.
Estas ações promocionais enquadram-se no Plano Promocional do Vinho Madeira, sendo cofinanciado a 85% no âmbito do “Programa Operacional Regional da Madeira 2014-2020” e o restante suportado pelo Orçamento Regional.