Os países que se seguem, entre os quais Portugal, tiveram entre 1.000 e 3.000 voos diários em 2023, com a Holanda em 7º maior, com 1.521, a Grécia, em 8º, com 1.374, Noruega, em 9º, com 1.295, Suíça em 10º, com 1.229, e Portugal, em 11º, com 1.199.
Segundo o Eurocontrol, em 2023 realizaram-se 10,2 milhões de voos na Europa, com aumento em 10% em relação a 2022, mas ficando ainda a apenas 92% do total de 2019, pré-pandemia.
A informação especifica que o tráfego intra-europeu cresceu 8% em relação a 2022. O número de ligações entre a Europa e ‘o resto do mundo’ teve um crescimento ainda mais forte, em 18%.
Portugal conta-se entre os países com aumento do número diário de voos a dois dígitos, em 12%, aquém nomeadamente de Malta, com 22%, Turquia, com 16%, Irlanda e Polónia, com 14%, e Reino Unido, com 13%.
O segmento que mais cresceu foi o das low cost, com aumento do número de voos em 21%, apesar de concentrarem a sua operação em ligações intra-europeias, cujo crescimento o Eurocontrol estimou em 8%.
Para as chamadas ‘tradicionais’, classificadas como mainline, o Eurocontrol indica um aumento médio do número de voos em 2022 em 10%.
A entidade indicou ainda que em 2022 a aviação emitiu nove milhões de toneladas de CO2 em voos intra-europeus, +12% que em 2022.
O Eurocontrol indicou também que cobrou no ano passado em 9,1 mil milhões de euros de taxas de navegação, mais 1,5 mil milhões que em 2022 e mais 1,2 mil milhões que em 2019.
A compensar, parcialmente, esteve uma descida do preço médio do combustível de avião, que o Eurocontrol diz ter sido de 2,66 dólares por galão, em baixa de 20% em relação a 2022.