É já na próxima sexta-feira, dia 14 de outubro, que o Aeroporto do Porto Santo inicia, pelo segundo ano consecutivo e depois do sucesso que foi a experiência do Inverno passado, uma das suas ligações charters à Dinamarca, concretamente desde o Aeroporto de Billund, que será depois complementada, a 23 de outubro, com a ligação desde e para Copenhaga. Operações que se estimam continuadas nos mesmos moldes do que aconteceu no primeiro ano, ou seja, até maio e abril de 2017, respetivamente.
A ilha dourada mantém, assim, estas duas frequências semanais junto do mercado dinamarquês, que serão operadas às sextas-feiras (desde Billund) e aos domingos (desde Copenhaga), pela companhia aérea Danish Air Transport, através de aeronaves A320, com capacidade para 180 passageiros. No total, são 360 lugares que se disponibilizam semanalmente.
Uma notícia que o Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura considera “altamente positiva e demonstrativa de que é possível contrariar a sazonalidade no Porto Santo e explorar novas potencialidades que extravasam a oferta que é disponibilizada no verão, com contributos claros e diretos para a economia desta ilha”. Eduardo Jesus recorda os vários objetivos que a iniciativa cumpriu no seu ano de estreia e que se esperam, agora, novamente atingidos.
O governante é, também, taxativo ao referir que «a manutenção destas duas ligações vem confirmar que as decisões que foram tomadas, a este nível, não só foram as mais acertadas como, também, aceites pelo sector e pelos seus principais players».
Esta operação surge enquadrada no âmbito do programa de apoio ao desenvolvimento de rotas aéreas, de carácter turístico, para a ilha do Porto Santo e envolve, para além da Associação de Promoção da Madeira, a ANA e os hoteleiros locais.