O Tribunal de Contas alertou hoje o futuro Governo madeirense para a necessidade de cumprir as regras do regime de contratação pública, destacando que foram detetadas na Região Autónoma diversas falhas, nomeadamente durante o regime excecional criado na pandemia.
Segundo os dados fornecidos pela Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DRA), nos primeiros oito meses de 2023, foram comercializadas na primeira venda 16 002,5 toneladas de banana, mais 981,4 toneladas (+6,5%) que em igual período de 2022. Daquele total 84,6% foi expedida (84,7% no período homólogo), tendo como principal destino o Continente.
A pesca de tamboril e de peixe-espada preto podem vir a ser encerradas a “curto prazo”, após a frota portuguesa ter utilizado 80% destas quotas, avisou a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).
O Porto do Funchal acolhe hoje o navio de cruzeiros «Costa Fortuna», que traz 3 020 pessoas a bordo, e três mega-iates que estão em viagem transatlântica, com origem em Gibraltar.
A Comissão Europeia adotou hoje medidas para restringir a venda de produtos a que tenham sido adicionados intencionalmente microplásticos, incluindo purpurinas soltas, cosméticos ou dispositivos médicos.
O ex-ministro das Finanças João Leão, a ex-presidente da AdC Margarida Matos Rosa e o professor de Direito José Renato Gonçalves são os três candidatos propostos pelo Governo para o Tribunal de Contas Europeu (TCE).
O Governo vai devolver a receita adicional do IVA através de um desconto no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), o que se traduzirá numa redução adicional de dois cêntimos por litro no gasóleo e um cêntimo na gasolina.
O comércio de Vinho Madeira gerou uma receita de 13 milhões e 400 mil euros nos primeiros 8 meses deste ano. Um aumento de 5% em relação a igual período do ano passado.
Os portos dos Açores perspetivam receber 58 escalas de navios de cruzeiro, que vão levar à região cerca de 57 mil passageiros e mais de 20 mil tripulantes, anunciou hoje a empresa gestora dos portos.
O grupo austríaco XXXLutz, especializado em equipamentos domésticos e um dos maiores da Europa, anunciou hoje que chegou a acordo para a compra da Conforama Iberia (Portugal e Espanha), sem ter avançado o valor da transação.
O presidente da delegação regional da Ordem dos Economistas duvida da eficácia das medidas anunciadas ontem pelo Governo da República para apoiar as famílias com crédito à habitação. Paulo Pereira entende que as medidas como a bonificação dos juros são poucos eficazes e têm um cariz político.
A construção civil na Madeira registou no ano passado os números mais altos da década, em obras concluídas e licenciadas. Segundo a Direção Regional de Estatística, em 2022 foram concluídos 382 edifícios na Região. É um aumento de 4 por cento em relação a 2021. Já as obras licenciadas foram 504, o que corresponde a um aumento de 6 por cento comparativamente com o ano anterior.
O Centro Cultural e de Investigação do Funchal acolhe a 30 de novembro e 1 de dezembro a segunda edição da conferência Madeira Blockchain. Serão dois dias para debater a tecnologia que inspira a criação de diversas criptomoedas e uma tecnologia utilizada por cada vez mais empresas. Nesta conferência participam três dezenas de oradores de vários países da Europa, Índia e Estados Unidos da América.
A Madeira registou, em 2022, indicadores muito positivos na área do turismo, mas manteve elevados níveis de desemprego e de pobreza, além da tendência de envelhecimento acentuado da sua população, segundo dados oficiais recolhidos pela Pordata, que reuniu diversos indicadores, a propósito das eleições regionais.
A SATA Air Açores anunciou o reembolso antecipado da totalidade do empréstimo obrigacionista de 60 milhões de euros, que foi emitido em Dezembro de 2022.
A Explora Journeys, marca de luxo da MSC Cruzeiros, encomendou dois navios movidos a hidrogénio aos estaleiros da Fincantieri.
Pela primeira vez as agências de viagens IATA portuguesas superaram os 80 milhões de euros em vendas de voos num mês de Agosto, que é tradicionalmente dos mais fortes em viagens, mas não em vendas, porque as compras são feitas com antecedência.
O Conselho de Ministros acaba de aprovar três novas medidas de apoio às famílias com crédito à habitação. Medidas que, segundo o Ministro das Finanças Fernando Medina, têm três objetivos. A medida com mais impacto é a redução da taxa de juro em 30 por cento durante dois anos. Abrange todos os créditos feitos até 15 de Março deste ano e só exclui os créditos com taxa variável que se encontram a cinco anos do final do contrato. Os pedidos dos clientes aos bancos podem começar a ser feitos a partir do próximo dia 2 de novembro.
Cerca de 200 mil famílias podem vir a beneficiar do alargamento da bonificação dos juros, uma das três medidas no âmbito do crédito à habitação para mitigar o impacto da subida das taxas hoje anunciadas pelo Governo.