O «Aurora» regressou hoje ao Porto do Funchal, segunda escala da viagem transatlântica que iniciou a 22 de outubro, em Southampton, e onde viajam 1749 passageiros e 801 tripulantes.
As alterações ao imposto único de circulação poderão implicar uma perda de receitas à câmara do Funchal de quase um milhão de euros. Nem mesmo o aumento do imposto trará mais dinheiro aos cofres dos municípios.
O «Kaos» quando entrava ao fim da tarde, no Porto do Funchal, onde está a acostar.
Mais de um milhão e 700 mil lâmpadas vão adornar a cidade do Funchal neste Natal. A temática, semelhante à do ano passado, está a cargo de três empresas que já têm trabalhadores no terreno a tratar dos preparativos para a festa.
No 2.º trimestre de 2023 (últimos 3 meses), o preço mediano de alojamentos familiares na RAM foi de 1 916 euros/m2, posicionando-se apenas abaixo do Algarve (2 583 euros/m2) e da Área Metropolitana de Lisboa (2 306 euros/m2), mas acima do valor nacional (1 629 euros/m2).
Nos primeiros nove meses deste ano a produção de energia elétrica na Madeira aumentou 2% face ao mesmo período do ano passado.
A associação de senhorios e proprietários da Madeira considera que o mercado de arrendamento deve funcionar livremente sem qualquer travão ao aumento das rendas que está a ser equacionado para 2024. Ricardo Gouveia diz que os apoios sociais devem ser dados pelo governo e não à custa dos proprietários. Sem qualquer travão, uma renda de 700 euros pode aumentar cerca de 50 euros no próximo ano.
Uma empresa madeirense na área da gestão e serviços internacionais apela à continuidade do regime de residente não habitual.
Só este ano, o Centro Internacional de Negócios da Madeira já angariou 150 novas empresas. A Sociedade de desenvolvimento da Madeira apela à Assembleia da República para a urgente prorrogação do regime que permite a instalação de mais empresas. O presidente da SDM, Roy Garibaldi, alerta para a importância da estabilidade numa altura em que há mais entidades registadas centro madeirense.
O Governo prevê, no âmbito do Orçamento do Estado para 2024, uma verba de 1,5 milhões de euros para a Entidade para a Transparência, valor que se mantém igual ao deste ano e do ano passado.
A TAP registou lucros recorde de 203,5 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano e de 180,5 milhões no terceiro trimestre, segundo a informação divulgada hoje pela companhia aérea.
É o primeiro estudo do género a ser feito na Madeira. O CITUR - Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo, procura saber quais os impactos do aumento do turismo junto da população local. Para isso está em circulação um inquérito, cujas conclusões resultarão na sugestão de medidas às autoridades do setor turístico.
O Porto do Funchal recebe hoje dois transatlânticos, o «AIDAluna» que chegou cedo e o «Royal Clipper» que acostou a meio da manhã.
O Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira organiza hoje um dia de promoção do Vinho Madeira em Los Angeles, para aumentar as exportações e destacar a ligação histórica com os Estado Unidos da América.
A empresa tecnológica, com sede na Ribeira Brava, foi distinguida com o estatuto PME Excelência 2022. Um estatuto atribuído pela agência para a competitividade e inovação e pelo Turismo de Portugal às empresas que apresentam os melhores resultados. Dentro de dois anos, a ACIN conta duplicar o volume de faturação para os 50 milhões de euros.
A tempestade causou estragos nas jaulas de produção de douradas na frente mar da Ribeira Brava. Com a força das ondas foram arrastadas para a zona do cais, no centro da vila. Os funcionários da empresa proprietária a «Aquabaía» tentam agora deslocar as jaulas para o local onde estavam instaladas. A capitania do Porto do Funchal emitiu um aviso para as embarcações por razões de segurança.
A fábrica de cerveja chinesa Tsingtao anunciou que abriu uma investigação depois de um vídeo que mostra um trabalhador da fábrica a urinar nas matérias-primas se ter tornado viral esta semana.
A Ordem dos Economistas acredita que muitos madeirenses vão precisar ter mais do que um trabalho para conseguir viver. O presidente da secção regional da ordem admite que os tempos que se avizinham vão ser difíceis e teme que as taxas de juro continuem a subir.
Já tem cerca de 270 mil assinaturas, a petição contra o aumento do imposto único de circulação para automóveis anteriores a 2007.
Os deputados eleitos pelo PSD-Madeira na Assembleia da República vão votar contra o Orçamento do Estado para o próximo ano. O anúncio da posição de voto foi feita pelo presidente do governo e líder do PSD/Madeira. Miguel Albuquerque diz que as questões importantes da Região não estão salvaguardadas.