Economia

Segundo dia da greve do SEF
A paralisação está a começar e vai durar até às 13 horas. Os serviços mínimos estão assegurados no aeroporto.

Porto Santo com falta de trabalhadores (vídeo)
A falta de mão de obra para trabalhar nos hotéis e no setor da restauração é a maior dificuldade deste verão para os empresários do Porto Santo. Não conseguem recrutar trabalhadores para dar resposta ao aumento exponencial de turistas na ilha

Adesão total à greve do SEF na Madeira (áudio)
O Dirigente Sindical do SEF, Carlos Costa, destaca o cumprimento dos serviços mínimos e faz o balanço da situação.

Greve do SEF com adesão de 100%
A greve dos inspetores do SEF, que se iniciou hoje, teve uma adesão de cerca de 100%, segundo o sindicato, mas os aeroportos dizem que só teve impacto em Lisboa, com tempos de espera inferiores a duas horas.

Setor do mel «imune» à pandemia
O setor do mel não sofreu um impacto significativo face à pandemia de covid-19 e espera até recuperar dos maus anos apícolas, marcados por quebras de produção até aos 80%, apesar da vespa asiática continuar a ser um problema.

Inspetores do SEF em greve parcial a partir de hoje
Os funcionários da carreira de investigação e fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) iniciam hoje uma greve parcial que vai durar até ao final do mês em defesa dos seus direitos na sequência da reestruturação daquele organismo.

Dinamarqueses em setembro, suecos em 2022 (vídeo)
Arranca em setembro a operação de inverno da Dinamarca para o Porto Santo. Inicialmente, com um voo por semana. Para 2022 pode haver uma ligação direta com a Suécia

Alemanha tira Portugal de zona de alto risco
As autoridades alemãs eliminaram Portugal, à exceção de Lisboa e do Algarve, da lista de países de alto risco de contaminação com covid-19, onde passaram a constar Turquia, Estados Unidos e Israel.

TAP alerta para espera no controlo de fronteiras
A TAP alertou hoje para a possibilidade de se verificarem «tempos de espera consideráveis» no controlo de fronteiras nos aeroportos, face à greve que decorre entre sábado e 31 de agosto.

Índice de Custo do Trabalho na Região diminuiu 3,8%
No 2.º trimestre de 2021, o ICT (ajustado de dias úteis) na Região Autónoma da Madeira (RAM) registou um decréscimo de 3,8% em relação ao 2.º trimestre de 2020.

Região registou 366,4 mil dormidas em junho
As dormidas nos estabelecimentos de alojamento turístico continuaram a registar crescimentos pronunciados

Programa ajuda a criar emprego (áudio)
O Programa de Criação de Empresas e Emprego (CRIEE) já permitiu criar 249 empresas e 435 postos de trabalho. Num apoio de 4,4 milhões de euros.

Região tem que apurar apoios às empresas (áudio)
A Madeira tem até ao final do ano para apurar os valores corretos das ajudas as empresas da Zona Franca, que segundo a Comissão Europeia podem ter sido dadas de forma incorreta.

Turistas regressaram ao Ribeiro Frio (vídeo)
O comércio no Ribeiro Frio tem crescido nos últimos meses. Os empresário acreditam que o pior já passou e estão confiantes no futuro.

Ferry perdeu 100 mil passageiros (vídeo)
Este está a ser o pior ano de sempre para o Lobo Marinho.A quebra chega aos 100 mil passageiros a menos do que em 2019

Governo concede apoio aos produtores de vinho
O Conselho do Governo, reunido hoje, em plenário tomou novas resoluções.

Apoios pagos às pescas e aquacultura
O Governo Regional, através da secretaria regional de Mar e Pescas, pagou até 31 de julho último, 2 160 829,35 euros de apoio à produção, transformação e comercialização de produtos da pesca e da aquacultura, valores referentes à atividade desenvolvida durante 2020.

Mais de um milhão para programas juvenis (áudio)
O Governo Regional reservou para este ano 1 milhão e 700 mil euros para programas juvenis.

GEOTA alerta para políticas do plástico
O Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA) alertou hoje para a necessidade de políticas que alterem a economia do plástico, a propósito do dia do combate à poluição, que se assinala no sábado.

Descida temporária do IVA pode evitar perda de empregos
A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) disse hoje que a «descida temporária do IVA nos serviços de alimentação e bebidas pode evitar a crescente perda de milhares de postos de trabalho», segundo um comunicado.