Economia

Movimento de passageiros nos aeroportos da RAM cresceu
Os aeroportos da RAM registaram, no 3.º trimestre de 2021, um movimento de passageiros na ordem dos 863,5 mil, que representou um aumento de 185,5% face ao mesmo trimestre de 2020.

TAP oferece flexibilidade de alteração de reservas sem taxas
A TAP Air Portugal anunciou hoje “total flexibilidade de alteração de reservas” em todas as tarifas, incluindo ‘Discount’, nas viagens reservadas até 28 de fevereiro de 2022, para “enfrentar a necessidade de alteração de planos”.

Mantém-se o interesse turístico do mercado nacional pela Madeira (áudio)
Há boas perspetivas para 2022 e já para o fim deste ano.

Apoio à TAP deve ser visto como um investimento num ativo estratégico
O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital disse hoje, em Aveiro, considerar a TAP "uma das empresas mais críticas para o futuro coletivo", devendo o apoio à companhia ser visto como um investimento num ativo estratégico.

Economistas disponíveis para serem ouvidos no âmbito do PRR (áudio)
Os economistas estão disponíveis para ser ouvidos no processo de discussão e aplicação das verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Hoje é dia de eleições na Ordem dos Economistas.

Fim do ano perde clientes por causa nova variante (vídeo)
Alguns hotéis, estão a receber cancelamentos de clientes que vinham passar o fim-do-ano à Madeira. Num dos maiores grupos a redução já é da ordem dos 10%, mas varia de hotel para hotel. São as consequências da nova variante da covid, nos mercados emissores de turistas da ilha.

João Luis já é presidente do Marítimo SAD (vídeo)
O ex-jogador e treinador tomou posse hoje como presidente do Conselho de Administração da SAD do Marítimo e mostrou-se entusiasmado com o desafio, embora consciente que nem tudo vai correr sempre bem

TAP diz que ritmo de vendas está a abrandar com nova variante
A responsável comercial da TAP, Silvia Mosquera, admitiu hoje, em Aveiro, que a nova variante Ómicron está a provocar um abrandamento das vendas de bilhetes, face à recuperação que se assistia desde setembro.

“Marella Explorer 2” visita a Madeira
O "Marella Explorer 2" chegou, esta quinta-feira, ao Porto do Funchal, para uma escala de 34 horas. Navio traz 1269 passageiros e 702 tripulantes a bordo.

Noite do Mercado decidida hoje (áudio)
O Conselho do Governo Regional decide esta quinta-feira os moldes em que deverão funcionar as noites do Mercado, este ano.

Lojistas estão confiantes (vídeo)
Neste feriado é tradição o comércio do Funchal abrir portas. Na baixa da cidade os lojistas estão confiantes numa quadra com boas vendas.

Armadores insatisfeitos (vídeo)
A Coopesca diz que a expansão da área marinha protegida das Ilhas Selvagens vai afetar muitos pescadores. A associação lamenta que o Governo Regional não tenha ouvido o setor sobre esta decisão.

Jantares de Natal cancelados (vídeo)
As novas medidas de controlo da pandemia e a subida do número de casos estão a levar ao cancelamento de muitos jantares de Natal. Os restaurantes dizem que voltam a ser prejudicados.

Trabalhadores aduaneiros em greve (áudio)
Os serviços aduaneiros no aeroporto e no porto do Funchal estão a funcionar apenas com os serviços mínimos, de acordo com a informação prestada pelo presidente da delegação regional do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos. Uma greve que começou à meia-noite.

Empresas em recuperação (áudio)
Em tempo de pandemia, há empresas que têm conseguido evoluir no negócio e a recuperação está à vista. É o caso de uma empresa de alojamento local e outra de rent-a-car que se uniram para promover a Madeira, através de um vídeo promocional.

Espaço protegido é um «exagero» (áudio)
A Coopesca diz que não foi ouvida sobre os limites da Reserva Natural das Selvagens. A associação dos armadores acha um exagero o espaço protegido e considera que vai colocar problemas à pesca para muitos barcos que utilizavam essa área.

Empresas públicas com lucro (vídeo)
O setor empresarial da Madeira obteve 11 milhões de euros de lucros, no terceiro trimestre, deste ano. O Governo destaca ainda a redução de 50 milhões de euros da dívida comercial das empresas públicas.

Nova Iorque mais perto (vídeo)
A operação Madeira-Nova Iorque, numa primeira fase, vai funcionar até março. O principal objetivo do operador é trazer muitos americanos até à Região mas há também o desafio de levar muitos madeirenses até aos Estados Unidos.