Economia

Groundforce: Soluções dentro do plano de insolvência
O Governo informou hoje que as soluções para a Groundforce serão encontradas dentro do plano de insolvência da empresa de «handling», que ainda está em preparação, e rejeitou um cenário de nacionalização temporária.

Natal na Praça (áudio)
Canecas de chocolate, brigadeiros, cupcakes e donuts são algumas das iguarias de Natal que estão presentes no Mercado dos Lavradores.

Agência chinesa quer levar turistas de «alta gama» para Portugal
A diretora executiva da Trip.com Group, uma das maiores agências de viagens do mundo, afirmou à Lusa que assim que a pandemia estabilizar pretende enviar «clientes de alta gama» para Portugal e que tenciona investir no país.

Mercado dos Prazeres reforça oferta
Nos dias 18 e 19 de dezembro será realizado o Mercado de Natal no Mercado dos Prazeres.

Regras vão manter-se no Mercadinho de Natal (áudio)
Desde o meio da semana, que na Avenida Arriaga, estão a decorrer as festividades de Natal.

Açores e Madeira cooperam (áudio)
Os produtos madeirenses vão ser promovidos nos Açores e os produtos açorianos serão promovidos na Madeira.

Exportações crescem 3% e importações 17,5%
As exportações e as importações cresceram 3% e 17,5%, respetivamente, em outubro, face ao mesmo mês do ano passado, de acordo com as estatísticas do comércio internacional, hoje divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Um ano depois TAP ainda espera reestruturação
O Governo entregou à Comissão Europeia, há precisamente um ano, o plano de reestruturação da TAP, mas apesar de terem sido já implementadas medidas como a redução de trabalhadores, a companhia aérea ainda espera uma resposta de Bruxelas.

Consumo de energia diminuiu, mas despesa aumentou (áudio)
O consumo de energia diminuiu na Madeira nos últimos 10 anos, mas a despesa aumentou. São dados do inquérito ao consumo de energia no sector doméstico.

Desafios enfrentados com otimismo (vídeo)
Alguns dos empresários distinguidos nas 500 Maiores estão expetantes mas otimistas em relação ao futuro. Entre as empresas mais reconhecidas o destaque vai para o setor da saúde.

ACIF empenhada na defesa do CINM (vídeo)
O presidente da ACIF promete que vai continuar a defender o Centro Internacional de Negócios. Jorge Veiga França lamenta que haja quem queira prejudicar a zona franca, por meros interesses políticos.

Dívidas fiscais vão ter planos de pagamento
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) vai criar de forma oficiosa planos de pagamento a prestações para dívidas em processo executivo, para montantes até cinco mil euros (para devedor singular) ou até 10 mil euros (coletivo).

Leilão para venda de hortofrutícolas decorre amanhã (áudio)
Noite do Mercado mantém viva a tradição da venda de hortofrutícolas e ramagens e verduras.

Artes regionais à venda na Quinta Magnólia (áudio)
Durante o dia de amanhã e sábado o Centro Cultural da Quinta Magnólia tem à venda trabalhos de desenho e pintura, bem como artesanato de vários artistas regionais.

Mais 570 mil agregados familiares isentos de IRS em 2022
A subida do salário mínimo para 705 euros e a consequente atualização do mínimo de existência vai fazer com que em 2022 fiquem isentas de IRS mais 570 mil agregados familiares, de acordo com o Ministério das Finanças.

Abrandamento nas reservas para o fim do ano (áudio)
No entanto, não se registam cancelamentos significativos. Segundo o Secretário do Turismo, está a ser feito um inquérito para apurar a taxa de ocupação hoteleira prevista.

Aumento do salário mínimo deve ter estratégia (áudio)
Unanimidade na Assembleia Geral da ACIF. Os órgãos sociais para os próximos três anos foram eleitos por unanimidade. Jorge Veiga França mantém-se presidente da Câmara de Comércio e Indústria do Funchal.

Veiga França é reeleito hoje (áudio)
Jorge Veiga França é hoje reeleito para mais um mandato à frente da Associação Comercial e Industrial do Funchal (ACIF). A eleição dos novos corpos sociais da ACIF para o triénio 2022/2024 acontece esta quinta-feira, por volta do meio-dia.

Comerciantes esperavam mais (áudio)
O Mercadinho de Natal na Avenida Arriaga arrancou aquém das expectativas dos comerciantes. Alguns acreditam que a exigência do teste negativo e do certificado de vacinação à entrada podem estar a afastar clientes.

Orçamento sem apoios para aumentos (vídeo)
A Madeira não tem previstos apoios específicos às empresas para fazer face à subida do salário mínimo. O secretário das Finanças garante, no entanto, que há um pacote ambicioso de incentivos no Orçamento da região para o ano que vem. O documento é debatido no parlamento na próxima semana.