Economia
Alguns produtos alimentares não vão pagar IVA durante seis meses (vídeo)
A Autoridade Regional das Atividades Económicas diz que a medida precisa de ser clarificada, assim como as formas de penalizar o infrator.
Empresas ficam proibidas de alterar os preços dos 44 produtos até outubro (áudio)
Roberto Figueira, técnico oficial de contas, destaca que as empresas ficam proibidas até outubro de alterar os preços destes 44 produtos. É esse o sentido da lei que está a ser preparada na Assembleia da República.
IVA passa a 0% mas o preço do produto aumenta
O preço da laranja vai aumentar, avisam os produtores.
Madeira não vai precisar de orçamento retificativo (áudio)
Afinal a Madeira não vai precisar de um orçamento retificativo para acomodar o aumento de custos com os salários e subsídio de alimentação da função pública, decididos pelo governo central, um aumento estimado em 10 milhões de euros. A possibilidade tinha sido admitida pelo presidente do Governo Regional, no fim-de-semana, mas agora o secretário das Finanças esclarece que não é necessário.
Isenção do IVA em 44 produtos alimentares deixa dúvidas entre os pequenos comerciantes (áudio)
Os comerciantes desconhecem o procedimento para comercializar os produtos do cabaz alimentar sem o imposto. As opiniões dividem-se sobre quem vai beneficiar da descida.
«Mein Schiff 4» no regresso ao Funchal traz 3 535 pessoas
O “Mein Schiff 4” chegou esta manhã de Las Palmas, com 2 629 passageiros e 906 tripulantes, para uma escala de 32 horas.
ARAE espera que Governo defina regime de contraordenações para superfícies que não cumpram IVA (áudio)
A Autoridade Regional das Atividades Económicas espera que o Governo da República defina um regime de contraordenações para as superfícies comerciais que possam não cumprir com a isenção de IVA no cabaz alimentar de 44 produtos considerados essenciais.
Porto Santo, Canárias, Barcelona e Paris na Páscoa (vídeo)
Porto Santo, Canárias, Barcelona, Paris e Portugal continental são alguns dos destinos das férias da Páscoa dos madeirenses. Os pacotes mais caros rondam os 1.200 euros.
Rent a cars com dificuldades em comprar carros novos (vídeo)
O negócio das rent a car continua em alta. Há empresas a recusarem reservas por falta de capacidade de resposta. Neste momento as vendas rondam os 75% mas na páscoa são de 100 %. O problema maior com que se defrontam é na aquisição de novas viaturas, uma vez que algumas marcas suspenderam as vendas para as rent a car.
Airmet realiza na Madeira a sua maior convenção de sempre
O grupo de agências de viagens independentes Airmet realizou a sua “maior convenção de sempre”, com 335 participantes, que tiveram oportunidade de participar na reunião interna que abordou o actual modelo de contratação, duas novidades tecnológicas, e ainda assistir a um painel dedicado ao tema da convenção, a sustentabilidade.
Madeira representada na feira SAGAL/EXPO que decorre em Lisboa com 12 produtos regionais (áudio)
A Madeira está representada na feira SAGAL/EXPO que decorre em Lisboa com 12 produtos regionais. Trata-se da maior montra nacional vocacionada para a exportação de bens alimentares portugueses. Uma feira que começa hoje e vai durar três dias.
Valor mediano das avaliações bancárias aumentou em fevereiro 16,1 %
O valor mediano das avaliações bancárias aumentou em fevereiro 16,1 por cento face a fevereiro do ano passado. É a variação mais alta do país, segundo o Instituto Nacional de Estatística.
Porto do Funchal com um navio que traz 6 991 pessoas
O «AIDAnova» no seu regresso semanal ao Porto do Funchal, para uma escala de 17 horas, traz a bordo 5 624 passageiros e 1 367 tripulantes.
Ministério da Saúde já definiu a lista de alimentos que vão estar isentos de IVA (áudio)
O Ministério da Saúde já enviou para o Ministério das Finanças as orientações para definir a lista de alimentos que vão estar isentos de IVA já a partir do próximo mês de Abril e até outubro. Frutas, legumes, cereais e lacticínios são alguns exemplos.
Agricultores insatisfeitos com preço pago pela cana (vídeo)
Os agricultores estão insatisfeitos com o valor atribuído à cana de açúcar. O secretário com a tutela diz que os apoios estão garantidos e recomenda ao setor que aumente o valor a pagar. Alguns produtores falam mesmo em abandonar o cultivo
Produtores insatisfeitos com preço da cana de açúcar (áudio)
O aumento definido pelo Governo Regional de 36 cêntimos a pagar por cada quilo de cana de açúcar não satisfaz os produtores. Dizem que não é suficiente e até já quem pense em desistir do negócio. Já o secretário da Agricultura Humberto Vasconcelos lembra o esforço que tem sido feito pelo Governo Regional para melhorar as condições do setor e para pagar a tempo e horas
TAP retomou os voos diretos entre Lisboa e o Porto Santo (áudio)
A TAP retomou hoje os voos diretos entre Lisboa e o Porto Santo. As ligações aéreas entre a capital portuguesa e a Ilha Dourada estão inseridas na estratégia de voos sazonais da companhia aérea Portuguesa. A 24 de fevereiro, num evento de aviação realizado na Madeira, a antiga presidente executiva da TAP admitia várias discussões com a Região para rever a situação.
Grupo Airmet trouxe 300 agentes à Madeira (vídeo)
A convenção anual do grupo ‘Airmet’ trouxe mais de 300 participantes do setor do turismo para a Madeira. O encontro promoveu a proximidade entre agências e agentes de viagens.
Mein Schiff Herz desembarca 1.864 turistas
O 'Mein Schiff Herz' voltou ontem à noite, ao Porto do Funchal para uma escala de 39 horas. Proveniente de Tenerife, a bordo, traz 1864 passageiros e 718 tripulantes. Pernoita novamente na Madeira e sai amanhã, às 14 horas com destino a La Palma, próxima escala deste cruzeiro de 14 noites, iniciado a 16 de março, com escalas em Cabo Verde, Canárias e Madeira.
Medina anunciou que o IVA vai ser eliminado em produtos alimentares considerados essenciais (vídeo)
O ministro das Finanças anunciou que o IVA vai ser eliminado num cabaz de produtos alimentares considerados essenciais. É já a partir de Abril e até outubro, a duração da medida. Fernando Medina destaca, no entanto, que esta medida, por si só, não chega e só avança se o governo chegar a acordo com os setores da produção e da distribuição para que a redução do IVA se traduza efetivamente no preço final ao consumidor.