Economia

Medina anunciou que o IVA vai ser eliminado em produtos alimentares considerados essenciais (vídeo)
O ministro das Finanças anunciou que o IVA vai ser eliminado num cabaz de produtos alimentares considerados essenciais. É já a partir de Abril e até outubro, a duração da medida. Fernando Medina destaca, no entanto, que esta medida, por si só, não chega e só avança se o governo chegar a acordo com os setores da produção e da distribuição para que a redução do IVA se traduza efetivamente no preço final ao consumidor.

Governo propõe IVA zero para fazer face ao aumento do custo de vida (áudio)
A proposta deverá aplicar-se a um conjunto de produtos de um cabaz básico, explica o Ministro das Finanças, Fernando Medina. As famílias mais carenciadas serão apoiadas em 30 euros e o abono até ao quarto escalão será reforçado em 15 euros por criança.

Dívida bruta da Administração Pública Regional situava-se em 5 008,8 milhões de euros
No final do 4.º trimestre de 2022, a dívida bruta da Administração Pública Regional (APR) situava-se em 5 008,8 milhões de euros, tendo diminuído cerca de 120,8 milhões de euros (-2,4%) face ao final do trimestre anterior (redução explicada pelo desfasamento entre as datas do refinanciamento e das amortizações de capital ocorridas durante o ano de 2022) e recuado aproximadamente 68,3 milhões de euros (-1,3%) comparativamente ao período homólogo.

Tabaco mais caro em Cabo Verde já rendeu 233 mil euros em imposto em janeiro
A venda de tabaco rendeu ao Estado cabo-verdiano em janeiro 233 mil euros, com o imposto aplicado a cada maço, que aumentou de preço no primeiro dia do ano, segundo dados oficiais do Ministério das Finanças.

Pingo Doce garantem que vão refletir «integralmente» uma descida de IVA no preço dos alimentos (vídeo)
Uma medida que já chega tarde para o presidente da cadeia de supermercados. Soares dos Santos considerou "infelizes" as acusações feitas pelo ministro da Economia de que há "práticas abusivas" dos retalhistas no aumento dos preços.

Governo Regional vai apoiar sobrecustos da eletricidade das empresas em 25% (áudio)
O Governo Regional vai apoiar os sobrecustos da eletricidade das empresas que são grandes consumidoras de energia em 25%. O concurso «apoiar + liquidez» abre a 4 de abril e tem um envelope financeiro de 4,2 milhões de euros.

Governo da Madeira apoia grandes consumidores de energia a partir de abril
O Governo da Madeira (PSD/CDS-PP) vai apoiar a partir de abril, a fundo perdido, as cerca de 1.000 empresas consumidoras de energia elétrica de baixa tensão especial e de média tensão, anunciou hoje o secretário regional da Economia.

MotoGP: Algarve com procura acima dos 65 mil espetadores previstos
O Turismo do Algarve antevê uma procura muito elevada para o Grande Prémio de Portugal de MotoGP e considera que o impacto da corrida de motociclismo de velocidade na região vai além dos 65.000 espetadores previstos.

TAP regressou aos lucros cinco anos depois (vídeo)
Fechou o ano passado com um ganho de 65 milhões e 600 mil euros, depois de, em 2021, registar um prejuízo de 1 600 milhões.

Lucro da Jerónimo Martins sobe 27,5% em 2022 para 590 milhões
O lucro da Jerónimo Martins subiu 27,5% no ano passado, face a 2021, para 590 milhões de euros, divulgou hoje a dona do Pingo Doce, e as vendas progrediram mais de 21%.

Transações no setor imobiliário na Madeira totalizaram 841 milhões de euros em 2022
É um aumento de 0,4% em valor face ao ano anterior. A Madeira representa 2,6 por cento das transações em todo o país.

TAP: Galamba admite riscos de privatização mas salienta «bons exemplos na Europa»
O ministro das Infraestruturas, João Galamba, admitiu hoje que “riscos existem” com a privatização da TAP, mas destacou os “bons exemplos na Europa” com outras companhias aéreas de bandeira, que a seu ver não perderam valor estratégico.

Poupança conseguida este ano com genéricos já ultrapassa os 111 milhões de euros
A poupança conseguida este ano pelos medicamentos genéricos já ultrapassa os 111 milhões de euros, revelou a presidente da associação de medicamentos genéricos, garantindo que o utente tem confiança e que é preciso trabalhar com os farmacêuticos e médicos.

Porto do Funchal com três navios e mais de 11 800 pessoas
Os três navios que hoje estão no Porto do Funchal, «Iona», que chegou esta madrugada, «AIDAsol» e «Norwegian Sun», que atracaram ontem e ficam até à tarde de hoje, estão a movimentar um total de 11 836 pessoas, entre passageiros e tripulantes, sendo que 8 637 são passageiros.

Todas as lotas da Região vão contabilizar em tempo real o pescado descarregado (áudio)
Até meio do ano, todas as lotas da Madeira vão estar ligadas com um sistema informático, que contabiliza em tempo real o pescado descarregado. Por enquanto, a informação é introduzida manualmente no sistema, depois de recolhida nos postos fora do Funchal. A informatização vai chegar ao Porto Moniz, Porto Santo e Paul do Mar.

Baixa do Funchal ganha novos apartamentos turísticos (vídeo)
O presidente do Governo Regional visitou os novos apartamentos turísticos, situados na rua da Alfândega. Um investimento privado no valor de 5 milhões de euros, pelo mesmo empresário que fez o novo hotel no centro da cidade.

«Renaturalização» da Marina do Lugar de Baixo vai custar cerca de 200 mil euros (vídeo)
Serão investidos cerca de 200 mil euros para retirar o edifício maior, regularizar a praia em calhau, retirar as estacas e criar um pequeno solário. O cais vai ficar como está. A Sociedade de Desenvolvimento da Ponta Oeste espera ter o projeto concluído até ao início do verão.

Albuquerque insiste nas críticas ao plano «mais habitação» do Governo da República (áudio)
O presidente do Governo Regional concorda com a visão de Marcelo Rebelo de Sousa, que esta manhã considerou as medidas inoperacionais. Miguel Albuquerque ressalva apenas uma ou duas boas medidas.

Porto do Funchal lotado com quatro navios e mais de 10 000 pessoas
O Porto do Funchal está hoje lotado com quatro navios acostados, «Norwegian Sun», «Azura», «AIDAsol» e «Azamara Pursuit» que trazem à Madeira um total de 10 049 pessoas, sendo 8 858 passageiros.

Caniçal pode vir a ter um segundo operador portuário (áudio)
Há contactos para entrar um segundo operador na operação portuária do Caniçal. Uma informação avançada à Antena 1, pelo secretário regional de Economia. Rui Barreto, sem adiantar muitos detalhes, explica que com a ampliação do terrapleno vai haver condições para a entrada de mais uma empresa. A obra de melhoramento de toda a área onde é feita a descarga de contentores, no Caniçal, começa no próximo trimestre e vai custar cerca de 8 milhões de euros.