O Terminal foi desenvolvido pela MSC em parceria com PortMiami e o Condado de Miami-Dade, tendo sido desenhado pela empresa de design Arquitectonica e construído pela Fincantieri Infraestructure.
As instalações contam com mais de 45.708 metros quadrados, têm capacidade para receber três navios ao mesmo tempo e processar mais de 36.000 passageiros por dia.
Este novo terminal dispõe de recursos tecnológicos que privilegiam a eficiência energética, como é o caso do abastecimento energético dos navios a partir de terra, sistemas de gestão de resíduos, de reciclagem de água, e a utilização de materiais sustentáveis.
Os passageiros podem fazer check-in a partir de casa, enviar os documentos e receber o cartão de embarque, sendo depois submetidos a um processamento biométrico. No local têm acesso a uma garagem de seis andares com mais de 2.400 lugares, e os passageiros do MSC Yacht Club têm acesso ao lounge exclusivo.
A parceria da MSC com o Programa de Arte em Locais Públicos do Condado de Miami-Dade trouxe sete obras de arte de artistas locais às instalações do Terminal, incluindo uma estrutura no exterior com mais de 1.000 metros quadrados.
Em comunicado a MSC indica que “o terminal, juntamente com a nova sede da Cruise Division nos EUA em Miami e o escritório alargado em Fort Lauderdale, ressalta o compromisso de longo prazo da companhia com a região”.