Movimento de passageiros nos aeroportos e na linha marítima Madeira-Porto Santo cresceu em termos homólogos, mas diminuiu no transporte por meio de autocarro; movimento de carga nos portos da RAM caiu ligeiramente
De acordo com os dados apurados pela DREM, os transportes coletivos de passageiros por meio de autocarro registaram no 1.º semestre de 2016 uma variação negativa de 1,8% nos passageiros transportados. Nos urbanos, foram transportados 8,5 milhões de passageiros entre janeiro e junho de 2016, -2,6% em comparação com o período homólogo. Nos interurbanos, contabilizaram-se 4,0 milhões de passageiros transportados (valor idêntico ao do mesmo período do ano anterior).
No que diz respeito aos transportes aéreos, é de referir que os aeroportos da RAM registaram no 1.º semestre de 2016 um movimento de 1,5 milhões de passageiros, +14,9% que no mesmo período do ano passado. No aeroporto do Porto Santo, o movimento de passageiros entre janeiro e junho de 2016 teve um crescimento de 42,0%, superior ao observado no aeroporto da Madeira, onde o incremento foi de 14,0%. No que diz respeito à carga aérea registou-se no aeroporto da Madeira, nos primeiros seis meses do ano, um aumento significativo nas mercadorias descarregadas (+11,1%), evolução contrária à das mercadorias carregadas que apresentaram uma diminuição de 2,8%.
No domínio dos transportes marítimos, contabilizaram-se no 1.º semestre de 2016 menos quatro navios de cruzeiro entrados nos portos da R. A. Madeira face a igual período de 2015 (total de 152 navios no 1.º semestre de 2016), o que se refletiu também na diminuição do número de passageiros em trânsito neste tipo de navios em 0,9%. Nos primeiros seis meses de 2016, o porto do Funchal recebeu 279 829 passageiros em trânsito (-1,5% que no mesmo período do ano anterior), a larga maioria dos quais constituída por europeus (88,5%). Face ao período homólogo observou-se uma maior concentração de passageiros de nacionalidade alemã (+1,0% que nos primeiros seis meses de 2015) e britânica (+20,2%), que no seu conjunto representaram 75,0% dos passageiros em trânsito no referido porto (cerca de 105 mil para cada uma das nacionalidades). O número de italianos baixou acentuadamente (-35,4% que em igual período do ano passado, total semestral de 10 723), enquanto a passagem de norte-americanos pelo Porto do Funchal aumentou 12,1% em termos homólogos, fixando-se o total de passageiros desta nacionalidade em 18 352.
Ainda no capítulo dos transportes marítimos, destaque para a linha Madeira-Porto Santo, na qual o incremento homólogo no número de passageiros foi de 31,1%.
A variação do movimento de mercadorias nos portos da RAM no semestre em referência foi globalmente negativa (-0,3%) em comparação com o mesmo período do ano passado. Para esta variação contribuiu exclusivamente a diminuição de 0,6% no descarregamento de mercadorias, já que, contrariamente, as mercadorias carregadas apresentaram uma variação homóloga positiva de 2,3%.