No mês em referência, o aeroporto da Madeira registou um aumento, tanto no movimento de aeronaves (2 422; +9,8% face a fevereiro de 2024), como no número de passageiros (348,8 mil; +4,5%). No aeroporto do Porto Santo, apesar da redução no movimento de aeronaves (142; -2,1%), o número de passageiros aumentou (10,0 mil; +8,7%).
Considerando o acumulado dos primeiros dois meses de 2025, as variações nos movimentos de aeronaves e passageiros nos aeroportos da RAM foram de +9,8% e +6,7%, respetivamente.
Em fevereiro de 2025, cada aeronave (considerando-se conjuntamente as que aterraram e descolaram) transportou, em média, cerca de 144 passageiros (151 em fevereiro de 2024) no aeroporto da Madeira, enquanto no do Porto Santo aquele valor aproximou-se dos 71 passageiros (64 no mesmo período em 2024).
Em fevereiro de 2025, o movimento de passageiros nos aeroportos da RAM aumentou 14,9% no tráfego internacional (205,0 mil) e diminuiu 6,5% no segmento doméstico (153,8 mil).
No aeroporto da Madeira, o tráfego internacional (57,8%) predominou face ao doméstico (42,2% do total). No Aeroporto do Porto Santo houve uma preponderância do tráfego doméstico (66,2% do total), mas com maior desproporção comparativamente ao mesmo período em 2024 (63,6% do total).
No mês em referência, os voos regulares nos aeroportos da RAM representaram 92,1% do total de aeronaves movimentadas e 93,3% dos passageiros (92,2% e 93,7% em fevereiro de 2024, respetivamente).
Em fevereiro de 2025, a ocupação das aeronaves movimentadas nos aeroportos da RAM rondou os 82,5%, com o aeroporto da Madeira a atingir os 82,6% e o Porto Santo os 79,4%. No ano passado, as taxas de ocupação homólogas foram superiores no conjunto dos dois aeroportos regionais (86,1%) e no aeroporto da Madeira (86,5%), enquanto no Porto Santo este indicador foi inferior (72,7%).
No acumulado de janeiro a fevereiro de 2025, os passageiros embarcados e desembarcados nos aeroportos da RAM (sem considerar os passageiros em trânsito) totalizaram 698,0 mil, dos quais 43,6% correspondiam ao tráfego exclusivamente entre aeroportos situados em território nacional, incluindo as ligações interiores e domésticas, e 56,4% ao tráfego internacional. No âmbito deste último, o Reino Unido foi o principal país de origem e destino dos voos internacionais dos aeroportos da RAM (29,3%), seguido pela Alemanha (22,5%) e pela Polónia (13,5%).