No mês em referência, o aeroporto da Madeira registou um aumento, quer no movimento de aeronaves (3 410; +13,9% face a julho de 2024), como no número de passageiros (524,0 mil; +14,3%). No aeroporto do Porto Santo, registou-se um acréscimo ainda maior no movimento de aeronaves (366; +26,2% em relação ao mesmo período de 2024) e no número de passageiros (39,5 mil; +23,5%).
Nos primeiros sete meses de 2025, as variações dos movimentos de aeronaves e passageiros foram de +13,3% e +12,2%, respetivamente.
Em julho de 2025, cada aeronave (considerando-se conjuntamente as que aterraram e descolaram) transportou, em média, cerca de 154 passageiros (153 em julho de 2024) no aeroporto da Madeira, enquanto no do Porto Santo aquele valor quase que atingiu os 108 passageiros (110 no mesmo período em 2024).
Em julho de 2025, o movimento de passageiros nos aeroportos da RAM registou um aumento homólogo de 19,6% no tráfego internacional (314,4 mil) e +9,4% no segmento doméstico (249,1 mil).
No aeroporto da Madeira, o tráfego internacional (58,9%) predominou face ao doméstico (41,1% do total). No Aeroporto do Porto Santo houve uma preponderância do tráfego doméstico (85,2% do total), mas com maior desproporção comparativamente ao mesmo período em 2024 (83,9% do total).
No mês em referência, os voos regulares nos aeroportos da RAM representaram 91,7% do total de aeronaves movimentadas e 93,9% dos passageiros (92,9% e 94,9% em julho de 2024, respetivamente).
Em julho de 2025, a ocupação das aeronaves movimentadas nos aeroportos da RAM rondou os 88,2%, com o aeroporto da Madeira a atingir os 88,6% e do Porto Santo os 84,1%. No ano passado, as taxas de ocupação foram superiores no conjunto dos dois aeroportos regionais (90,4%) e no aeroporto da Madeira (90,9%). Já no aeroporto do Porto Santo (83,6%) a taxa de ocupação foi inferior.
Entre janeiro e julho de 2025, o número de passageiros embarcados e desembarcados nos aeroportos da RAM (excluindo os passageiros em trânsito) ascendeu a 3 239,8 mil. Deste total, 44,0% correspondeu a tráfego exclusivamente entre aeroportos localizados em território nacional, incluindo ligações interiores e domésticas, enquanto 56,0% referiu-se a tráfego internacional. No âmbito deste último, o Reino Unido manteve-se como o principal país de origem e destino dos voos da RAM, representando 27,0% do total, seguido da Alemanha, com 20,7%. A França surgiu novamente na terceira posição com 10,3%, sendo seguida de muito perto pela Polónia, com 9,7%.