Do total de alojamentos vendidos no trimestre, 925 diziam respeito a alojamentos existentes (81,8% do total), sendo os restantes 206 (18,2%) alojamentos novos. Face ao trimestre anterior, estes dois tipos de alojamentos evidenciaram evoluções contrárias, ou seja, as vendas de alojamentos existentes aumentaram 32,3% e as vendas de alojamentos novos diminuíram 1,9%. Quando feita a comparação com o trimestre homólogo, verificaram-se, pela mesma ordem, variações de +137,2% e +52,6%.
O valor dos alojamentos transacionados neste trimestre situou-se nos 182,9 milhões de euros, mais 29,2% que no trimestre precedente (141,5 milhões de euros) e mais 143,7% que no trimestre homólogo (75,1 milhões de euros). Nos alojamentos novos, o valor das vendas atingiu os 39,4 milhões de euros (+0,1% face ao mesmo trimestre do ano anterior), enquanto o relativo aos alojamentos existentes fixou-se nos 143,5 milhões de euros (+40,5%).
De referir que o número e valor das vendas de alojamento familiares observados no 2.º trimestre de 2021 são máximos da série que tem início em 2009.
No conjunto do País, foram transacionados 52,9 mil alojamentos no 2.º trimestre de 2021, significando um aumento trimestral de +20,8% e homólogo de +58,3%. Estas transações geraram 8,6 mil milhões de euros, +23,7% que no 1.º trimestre de 2021 e +66,5% face ao mesmo período do ano anterior.