Dados evidenciam continuação dos efeitos negativos provocados pela pandemia no quarto trimestre de 2020.
O quarto trimestre de 2020 continuou a ser penalizado pelas adversidades económicas geradas pelas medidas de contenção e controlo da pandemia do COVID-19 no país e na Região.
A magnitude da queda da atividade económica na Região Autónoma da Madeira, no período em análise, é evidenciada pelas quebras homólogas, verificadas em grande parte dos indicadores económicos e traduzida igualmente pelo desempenho do Indicador Regional de Atividade Económica, que manteve a tendência de queda ainda que menos acentuada que no trimestre anterior.
No 4.º trimestre de 2020, a taxa de desemprego regional fixou-se nos 10,7%, o que representa um aumento trimestral de 2,1 pontos percentuais (p.p.) e homólogo de 3,7 p.p.. No país, a taxa do trimestre em referência diminuiu para 7,1% (7,8% no 3.º trimestre de 2020).
Em termos de média anual, em 2020, a taxa de desemprego na RAM foi estimada em 7,9%, valor superior em 0,9 p.p. ao registado em 2019. No país, esta taxa fixou-se em 6,8%, superior em 0,3 p.p. ao apurado para o ano precedente.
Em 2020, a taxa de inflação média registada pelo Índice de Preços no Consumidor nos últimos 12 meses foi de 1,4%, inferior à observada no país, que foi nula. Este indicador tornou-se negativo em novembro de 2019, mantendo-se nesse terreno no trimestre em análise. A variação homóloga do IPC em dezembro de 2020 foi de -1,0%, tendo a nível nacional se fixado nos -0,2%.
Os dados de natureza monetária produzidos pelo Banco de Portugal e que a DREM redifunde mostram que o rácio de empréstimos vencidos das sociedades não financeiras fixou-se nos 3,6% em setembro de 2020, 4,4 p.p. abaixo do valor registado no trimestre homólogo. Este indicador apresenta um valor ligeiramente superior à média nacional, que foi de 3,3% no final do 4.º trimestre de 2020.
De acordo com os dados da SIBS, os levantamentos adicionados às compras através de terminais de pagamento automático registaram, no trimestre em análise, uma quebra em termos homólogos de 4,2%, menos acentuada que a observada a nível nacional (-9,3%). No ano de 2020 este indicador recuou 10,3% na Madeira.
No trimestre em referência, o saldo entre sociedades constituídas e dissolvidas na Região foi positivo (+94 sociedades), pois o número de constituições de sociedades (312) com sede na Região Autónoma da Madeira foi maior que o número de dissoluções (218).
A dinâmica na constituição e dissolução de sociedades foi superior à do período homólogo. No cômputo anual, a RAM teve um saldo positivo de 308 sociedades.