A Madeira está novamente nomeada para os ‘World Cruise Awards’ na categoria de Melhor Destino Europeu de Cruzeiros. A Região vai assim tentar conquistar pelo segundo ano consecutivo este galardão. Além da Madeira, estão nomeados Atenas, Barcelona, Dubrovnik, Kotor, Lisboa, Londres, Monte Carlo, Nice, Oslo e Roma. A votação online decorre até dia 15 de setembro.
Na época alta de 2022-2023, os Portos da Madeira continuaram em alta, tendo registado um movimento de 557 824 passageiros (284 056 na época anterior), o que representa um crescimento de 104% relativamente ao período homólogo. De 1 de setembro de 2022 a 31 de maio de 2023, a média de passageiros por navio fixou-se nos 1 949, uma subida de 109% face aos 931 da época de 2021/2022. No mesmo período, registaram-se 286 escalas, menos oito que na época anterior, o que se explica pelo regresso à normalidade do sector, agora, com mais portos abertos e possibilidade de aventurar-se por outras rotas, numa altura de grande procura pelos cruzeiros.
A APRAM considera que o prémio recebido no ano passado foi um reflexo do trabalho contínuo que, em articulação com os parceiros do setor tem desenvolvido ao longo dos últimos anos, permitiu que os Portos da Madeira se reinventassem e adaptassem às novas exigências do mercado, implementando normas de segurança e comodidade impostas pelos novos tempos, criando assim, condições para continuar a atrair as companhias de cruzeiros.
A criação da nova assinatura ´Your Safe Port’, em 2021, refletindo o novo posicionamento da marca, presente no filme promocional e na nova brochura institucional, o lançamento de várias campanhas de marketing digital a nível nacional e internacional assim como a presença nos principais encontros internacionais da Indústria permitiram manter e reforçar a relação de proximidade com as várias companhias marítimas e parceiros do setor, o que acompanhado pelos bons resultados em termos de escalas de navios, posicionaram a Madeira como um destino consolidado e reconhecido a nível mundial.
A todas estas medidas, acresceu ainda o forte investimento recentemente efetuado pelo Governo Regional, no valor de 9 milhões de euros para potenciar o crescimento dos Portos da Madeira e o equiparar aos melhores portos internacionais.
Para Rui Barreto, Secretário Regional da Economia, a nomeação da Região Autónoma da Madeira enquanto Melhor Destino de Cruzeiros da Europa nos ‘World Cruise Awards’ vem “comprovar a qualidade do trabalho desenvolvido pela Madeira na promoção da Região como destino de cruzeiros”. “Depois de termos recebido esta distinção em 2022, sermos nomeados pelo segundo ano consecutivo vem reforçar a nossa convicção de que temos feito as apostas certas. O investimento da Madeira na economia do mar e no turismo de qualidade é e continuará a ser um dos pilares da nossa governação”.
Paula Cabaço, Presidente do Conselho de Administração da APRAM, destaca que esta nomeação “é mais um incentivo para a APRAM continuar a trabalhar no desenvolvimento e na modernização dos Portos da Madeira”. “Nunca paramos de trabalhar, nem durante a pandemia. De resto, isso foi o que permitiu que a Madeira fosse uma das primeiras regiões do mundo a reabrir os seus portos. Depois da superação desse desafio, temos os olhos postos no futuro, porque sabemos que temos outras provas para superar”.
Os ‘World Cruise Awards’ foram atribuídos, pela primeira vez, em 2021. O evento é considerado “irmão” dos ‘World Travel Awards’, criados em 1993 e considerados os “óscares do turismo”, onde a Madeira já conquistou por oito vezes o galardão de “Melhor Destino Insular da Europa” e por sete vezes, o de “Melhor Destino Insular do Mundo”.