Um grupo de representantes do Governo Regional da Madeira está em Londres para reuniões de trabalho em busca de "oportunidades de negócio", disse à agência Lusa Jorge Vale Fernandes, diretor regional da Inovação.
"Londres é uma cidade de empreendedores e investidores onde estão os núcleos político e económico do Reino Unido. Procuramos oportunidades de negócios", adiantou este responsável.
Gerador de 25% dos turistas da região, o Reino Unido é o "principal mercado de um setor pilar para a economia regional", disse.
Porém, esta missão, vincou o responsável pela Direção Regional da Inovação, Valorização e Empreendedorismo (DRIVE), insere-se na estratégia de diversificação económica da Madeira desenhada pelo novo executivo.
As reuniões de trabalho incluem contactos com a diáspora madeirense e representantes dos setores financeiro, do comércio e da inovação.
Jorge Vale Fernandes revelou que um dos objetivos é tentar atrair e promover o desenvolvimento de "startups" do setor tecnológico na Madeira.
A presença em Londres dos responsáveis madeirenses começou por uma receção no Palácio de Westminster, onde funciona o Parlamento britânico, na terça-feira à tarde.
A secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada, substituiu o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, cuja presença estava anunciada mas foi cancelada.
Na ocasião foi apresentado o novo "grupo de amizade" de deputados e lordes britânicos, organizado em conjunto com a Câmara de Comércio Portuguesa no Reino Unido.
O presidente do grupo, o deputado do Partido Conservador Stephen Hammond, manifestou-se "determinado em ser ativo" nas relações políticas e económicas com Portugal.
"Os dois países têm laços de história antigos, mas isto é mais sobre o futuro do que sobre o passado", disse à Lusa.
Hammond revelou, ainda, um elo pessoal com Portugal, onde tem uma casa e onde passa férias há 35 anos.
"Gosto da sensação de ser bem-vindo. É um país de praia e sol, mas muito mais", declarou.