Foram criadas 346 novas sociedades na Região Autónoma da Madeira no segundo semestre de 2022, um valor maior ao número de dissoluções, registando-se em 142 sociedades. Analisando os dados, chegamos à conclusão que o saldo entre sociedades constituídas e dissolvidas na RAM foi positivo em 204 sociedades.
Um dado que pressupõe algumas melhorias tendo em conta o estado atual da economia global. No sector da agricultura, a comercialização de banana na primeira venda, no 2.º trimestre de 2022, registou uma variação positiva face a idêntico trimestre do ano anterior (+16,2%), o mesmo sucedendo com o abate de frango (+12,4%) e com a produção de ovos (+21,1%). Ainda no sector primário, o valor da pesca descarregada registou uma diminuição de 13,4%, em termos homólogos, explicada pelo comportamento das capturas de atum e similares, que caíram 25,5%.
No domínio da energia, é de referir que a emissão de eletricidade (cuja evolução consiste na melhor aproximação à variação da produção/consumo que está disponível em termos infra-anuais) aumentou 10,6% em termos homólogos, no trimestre em análise. Na construção, a comercialização de cimento (primeira venda) registou, no 2.º trimestre de 2022, um acréscimo de 9,2% face ao mesmo período do ano passado.