A Comissão Europeia abre concurso para financiar o desenvolvimento, criação e promoção de rotas transnacionais e de produtos no segmento do turismo costeiro e marítimo, com uma linha específica para os desportos aquáticos e náuticos.
Este concurso apresentado pela Direcção-Geral dos Assuntos Marítimos está aberto até dia 15 de março de 2017 e conta com um total de 1,5 milhões de euros. Para o mesmo podem concorrer entidades públicas e privadas de pelo menos 2 Estados-Membros, e ou 1 Estado-Membro e um país terceiro.
Cláudia Monteiro de Aguiar considera crucial que Portugal e as suas Regiões Autónomas “ não percam esta oportunidade de potenciar um segmento que deve ser estratégico” destacando ainda a importância das “empresas, associações representativas e outras entidades, ligadas a este sector, fazerem parte das redes europeias, porque a maioria destes concursos requer a criação de uma rede transnacional que envolva sempre mais que um Estado-Membro. Sem criar parcerias dificilmente acedemos a este tipo de financiamento Europeu.”
A deputada Cláudia Monteiro de Aguiar volta a relembrar “o projeto sobre as estações náuticas, que não avançou, e que poderá ser uma oportunidade para reavaliar a pertinência deste pelas entidades Regionais da Madeira.”