O projeto tem o nome "Valores do Símbolo RUP na UE" e irá funcionar até 2019, visando a promoção de um símbolo gráfico associado às regiões ultraperiféricas (RUP), das quais a Madeira faz parte.
Contudo, cumpre um segundo objetivo de sensibilização e de incentivo do consumo de produtos agrícolas específicos das RUP junto dos consumidores europeus.
Para o gerente da Gesba, Jorge Dias, "este projeto é de extrema importância para a valorização da banana da Madeira e dos valores de um símbolo que certifica os produtos agrícolas que respeitam os mais elevados padrões europeus de qualidade, rastreabilidade e segurança alimentar, promovendo uma agricultura sustentável: o Símbolo RUP".
A iniciativa é cofinanciada pela União Europeia e pelas três associações que representam as produções europeias de banana: GESBA (Madeira), UGPBAN (França) e ASPROCAN (Canárias).
O projeto dá particular destaque às bananas europeias, como é o caso da Madeira, com ações que irão decorrer em Espanha, Portugal, França, Bélgica, Alemanha e Polónia.
Para o efeito, será usado um navio histórico, o "Marité" – uma escuna de três mastros e 44 metros, de bandeira francesa e construído em 1923 – que irá, durante três anos, passar por 18 portos europeus.
Em Lisboa, o barco estará atracado na Doca de Alcântara, entre os dias 15 e 19 de maio de 2017, vindo de Barcelona, onde fez a primeira escala, para dar a conhecer o símbolo gráfico das RUP e promover os produtos regionais, estando aberto ao público.
De acordo com a informação prestada à Lusa pela Gesba, no interior da embarcação, e em cada escala, está patente uma exposição fotográfica sobre as produções agrícolas das quatro RUP envolvidas neste projeto – Madeira (Portugal), Guadalupe e Martinica (França) e Canárias (Espanha) – dando-se particular destaque às plantações de banana.