A Datarede, S.A., empresa pertencente ao Grupo ACIN, prevê investir em Setúbal cerca de 30 milhões de euros, depois de lhe ter sido adjudicada a proposta economicamente mais vantajosa no concurso público internacional lançado pela autarquia: “Concessão da Gestão, Exploração, Manutenção e Fiscalização de Lugares de Estacionamento Pago na Via Pública à Superfície na Cidade de Setúbal e Constituição do Direito de Superfície em Subsolo para a Conceção, Construção e Exploração de dois Parques de Estacionamento no Subsolo na Cidade de Setúbal”.
A empresa prevê assim investir durante os 40 anos de prazo de concessão, 15 milhões de euros para a construção de dois parques de estacionamento em subsolo, 11 milhões de euros na instalação de parquímetros e equipamentos associados, bem como 4 milhões de euros a título de pagamento de renda base fixa, sendo esta última repartida pelas duas entidades adjudicantes, cabendo ao município 97,5 por cento, enquanto a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra tem direito a 2,5 por cento.
Ao todo, serão sensivelmente 400 parquímetros a instalar na cidade de Setubal, para um total de 8.300 lugares de estacionamentos.
Os montantes de investimento incluem os custos financeiros, bem como o factor de atualização da moeda, pois contemplam 40 anos de exploração.
De referir ainda que a Datarede apresenta 20 anos de experiência na gestão de estacionamentos tarifados, encontrando-se presente em mais de 15 municípios, entre os quais: Madeira, Açores, Continente e Canárias.