As exportações para os países da União Europeia rondaram os 332,8 mil litros, gerando uma valorização de 1,6 milhões de euros, o que representa variações homólogas de -8,6% e +2,9%, em volume e em valor, pela mesma ordem. A comercialização no mercado nacional ultrapassou os 106,7 mil litros e rendeu cerca de 920,5 mil euros, dos quais 84,3 mil litros e 694,3 mil euros são das vendas efetuadas na Região Autónoma da Madeira. Este aumento estará relacionado com o incremento da atividade turística na Região no 1.º trimestre de 2022, por comparação com o período homólogo, traduzido pelo crescimento das dormidas no alojamento turístico em +467,7%. Por sua vez, as exportações para os países Terceiros atingiram os 222,7 mil litros, produzindo uma receita de 2,5 milhões de euros, o que representa crescimentos de 8,6% e 46,3%, respetivamente.
Nos países da União Europeia (UE), destaque para o aumento das vendas para Espanha (+197,3% em quantidade e +385,7% em valor), Países Baixos (+93,9%; +145,5%) e Luxemburgo (+70,0%; +42,4%). Pela negativa, registe-se o desempenho do mercado alemão, com variações de -30,3% e -28,2%, na quantidade e valor, respetivamente. Dentro da UE, o mercado mais importante continua a ser o francês, que registou um crescimento nas quantidades de 1,0%, e de 14,5% no valor.
No mercado extracomunitário, destaque pela positiva para o Japão (+107,5% nas quantidades e +108,4% em valor), Reino Unido (+26,2%; +42,1%) e Suíça (+17,7%; +189,7%) e pela negativa para a China (-9,6%; -35,6%). As exportações para os Estados Unidos da América caíram em volume (-12,9%), mas aumentaram em valor (+68,3%).
Do total comercializado, 72,9% correspondeu a vinho engarrafado, vendido em média a 9,33 euros/litro (6,98 euros/litro no 1.º trimestre de 2021). O restante vinho foi vendido a granel a um preço médio de 2,70 euros/litro (mais 0,23 euros/litro que em período homólogo).