O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, afirmou hoje que a região "nunca será" um destino turístico de massas, mas considerou que as perspetivas do turismo para 2016 são "muito boas".
"A Madeira nunca será uma terra de turismo de massas, será uma terra que terá de preservar o seu equilíbrio ecológico e patrimonial e ter um turismo que proporcione rendimento aos empresários e à economia", referiu na inauguração do Castanheiro Boutique Hotel, uma unidade de quatro estrelas superior na cidade do Funchal.
Miguel Albuquerque anunciou que "as perspetivas turísticas para o próximo ano são muito boas" e que a Madeira precisa "de estabilidade, confiança dos investidores e gerir a sua terra com muito cuidado".
O novo hotel está implantado numa área de 2.500 metros quadrados da cidade do Funchal, abrangendo um quarteirão com cinco prédios dos séculos XVIII, XIX e XX, distribuídos pelas ruas do Castanheiro e das Pretas, no núcleo histórico da freguesia de São Pedro.
O novo hotel é propriedade da empresa "Apartamentos Turísticos Castanheiro Lda", que investiu seis milhões de euros no empreendimento.
A solução arquitetónica para o empreendimento, segundo os promotores, preserva as fachadas dos antigos prédios, articulando-as e combinando-as com resoluções modernas, da autoria dos arquitetos João Paulo Gomes e Lília Gomes, do "Atelier Intemporâneo".
"É como fazer uma viagem por edifícios do séculos XVIII, XIX e XX, é quase uma casa de família que recebe turistas", explicou, à agência Lusa, João Paulo Gomes.
O diretor da nova unidade, Francisco Correia, disse que o hotel oferecerá um "produto diferente que não existe na Madeira" com "serviços personalizados", numa localização "de excelência".
Francisco Correia disse ainda que "a partir do dia 26 de dezembro, o hotel já está todo vendido, ou seja, com uma ocupação de 100 por cento"
Esta nova unidade hoteleira oferece 81 quartos, dos quais seis são suites e 12 suites juniores, um terraço com uma piscina panorâmica, um restaurante de cozinha mediterrânica, um lobby bar, um SPA e um parque de estacionamento para os hóspedes.
O Castanheiro Boutique Hotel, do empresário José Nicolau Correia, representa a criação de 35 novos postos de trabalho no mercado regional.