Agenciado pela Blatas, o Amadea entrou na baía do Funchal por volta do meio-dia, trazendo a bordo 812 pessoas, entre passageiros (503) e tripulantes (309). Segue viagem sexta-feira, pelas 13 horas, em direção a Santa Cruz de la Palma, nas Canárias.
O navio, operado pela Phoenix Reisen, está a realizar uma viagem de 22 dois dias com início e fim em Bremen, na Alemanha. Começou a 24 de outubro, e o Funchal é a segunda escala, depois de ter visitado a ilha britânica de Portland, a 26 de outubro. Vai fazer escalas em Canárias, em Marrocos e parar em Lisboa e Leixões antes de rumar para Portsmouth, no Reino Unido, e terminar a viagem na Alemanha. Os passageiros são maioritariamente alemães, tal como o comandante, Elmar Wilfried Muehlebach.
O Amadea, que já navegou com o nome de MS Asuka, foi construído em 1991 no Japão, pela Mitsubishi Heavy Industries. Custou na altura 150 milhões de euros. No ano passado esteve em estaleiro para uma remodelação.
Na sexta-feira, um dia movimentado para o Terminal de Cruzeiros do Funchal, vai ter a companhia em porto do Explora I e do Queen Victoria que chegam respetivamente às 7h00 e às 8h00. Vai cruzar-se com o Artania, que tem entrada prevista para as 13 horas.