Das 100 entidades nacionais com projetos aprovados, 19 captam pela primeira vez financiamento europeu, segundo dados avançados pelo gabinete do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).
No concurso que abrangia as áreas da Alimentação, Bioeconomia, Recursos Naturais, Agricultura e Ambiente, foram apresentadas 199 propostas de Portugal, das quais 57 foram aprovadas.
Segundo o MCTES, este resultado representa uma taxa de sucesso de 28,6%, que está em linha com a média europeia e corresponde a 2,4% do financiamento disponível.
Estes 57 projetos aprovados envolvem o trabalho de 84 entidades.
Na área da Cultura, Educação e Democracia, foram submetidas 152 propostas com participação nacional, tendo sido selecionadas 16 entidades que correspondem a nove projetos vencedores.
Neste grupo, há quatro entidades que se estrearam na captação de financiamento no programa-quadro europeu: Coliseu do Porto, Fórum Dança – Associação Cultural, FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica e Medidata.net – Sistemas de Informação para Autarquias.
Lusa