A estrela do rally é o veleiro ELEN que foi desenhado por Conor O”Brien após o seu regresso da circunavegação – foi o primeiro velejador conhecido a fazer circunavegação dobrando os principais cabos – e construído na Irlanda.
Serviu durante 40 anos de transporte de carga e pessoas nas ilhas Faukland. Entretanto foi totalmente restaurado, por 1,3 milhões de euros e agora navega sob bandeira de uma associação privada irlandesa.
O evento teve como propósito assinalar o centenário da viagem de circunavegação de Conor O’Brien.
O lendário marinheiro irlandês Conor O’Brien que foi o primeiro velejador a circum-navegar o mundo num veleiro de 3 mastros, proeza feita há 100 anos. A circum-navegação de Conor O Brien começou em Dun Laoghaire em 20 de junho de 1923, sendo o Porto do Funchal na Madeira, a sua primeira escala a 3 de julho de 1923.
Estes veleiros e a sua tripulação chagaram à Ilha da Madeira no dia 3 de julho ficando atracados no Porto do Funchal e Marina do Funchal, após a chegada em Parada Náutica onde foram recebidos pela APRAM e fãs que se encontravam no cais da cidade e praça CR7.
Durante a estadia na Ilha a comitiva pode desfrutar de algumas visitas organizadas pela Região como uma visita às Ilhas Desertas, assim como de Roteiros Culturais e de iguarias e produtos regionais.
O Clube Naval do Funchal (CNF) foi o clube anfitrião do RALLY SAOIRSE no Funchal e contou com o apoio da Direção Regional do Turismo, da APRAM, da Câmara Municipal do Funchal, entre outros.
A festa final decorreu village criada para o efeito no Cais 8 do Porto do Funchal, num jantar que juntou mais de 150 pessoas. Um momento de partilha de histórias do mar entre velejadores, familiares e convidados.
Pelas 20 horas do Grupo de Folclore do Centro Cultural de Santo António inundou o Village de boa energia e muita dança abrindo assim o programa desse fim de tarde e noite.
Após a atuação houve espaço para alguns discursos, nomeadamente da vice-presidente do Clube Naval do Funchal, Maria do Livramento Silva seguindo-se algumas palavras de David Beattie Comodoro do ICC – Irish Cruising Club, onde foi destacado todo o trabalho que a organização teve na realização do evento bem como a vontade de voltar à Ilha da Madeira.
The Irish Ambassador Ralph Victory, deslocou-se à Madeira, e tal como Louisa Blandy Moreau – The British Honorary Consul – elogiaram e demonstram a sua satisfação ao evento de celebração do centenário da viagem de Conor O’Brien.