O União da Madeira empatou hoje frente ao Cova da Piedade. Aos 81 minutos, o guarda-redes piedense defendeu uma grande penalidade apontada por Luís Tinoco, capitão dos madeirenses. E voltou a brilhar dois minutos depois ao evitar o golo com uma saída providencial aos pés de Roniel.
Antes, o Cova da Piedade adiantou-se no marcador aos 11 minutos, por Miguel Ângelo, mas Kwame N’Sor empatou aos 35.
A equipa da casa terminou a partida com dificuldades, acabando por ganhar um ponto perante os seus adeptos, insatisfeitos com o facto de o conjunto de Almada não vencer em casa desde o dia 4 de dezembro do ano passado, data em que bateu o Gil Vicente por 1-0.
A equipa almadense marcou cedo, aos 11 minutos. Canto marcado na esquerda por Luís Silva, com o defesa central Miguel Ângelo a antecipar-se à defesa madeirense e a bater, de cabeça, o veterano guarda-redes brasileiro Nilson.
O Cova da Piedade estava por cima e, aos 21 minutos, o veloz extremo brasileiro Dieguinho, numa fulgurante arrancada, semeou o pânico na defesa do União, mas o remate final tabelou nas pernas de um defensor adversário e a bola perdeu-se pela linha de fundo.
Mas o União da Madeira começou, gradualmente, a equilibrar a partida, saindo muito bem para o contra-ataque. Luís Tinoco, num oportuno remate de fora da área, fez a bola passar a escassos centímetros da baliza defendida por Pedro Alves.
E foi através de mais um contra-ataque que o conjunto forasteiro chegou à igualdade, aos 35 minutos. Cruzamento largo da esquerda do mesmo Tinoco, com a bola a sobrevoar a defesa piedense até chegar à cabeça do avançado ganês Kwame N’Sor, o qual não se fez rogado e cabeceou para o empate, perante a passividade do lateral-esquerdo Evaldo, que ficou a olhar para a bola.
Com um estilo de jogo muito lento e previsível, o Cova da Piedade não conseguia provocar desequilíbrios junto da defesa madeirense, enquanto o União utilizava bem a cartilha do contra-ataque.
Aos 66 minutos, a turma insular desperdiçou uma soberana oportunidade de golo. O ponta de lança Kwame N’Sor escapou-se pela direita e isolou com uma excelente assistência o companheiro Flávio Silva que, completamente isolado frente a Pedro Alves, tocou por cima da barra.
Nos últimos minutos valeu ao Cova da Piedade a inspiração e concentração do guarda-redes Pedro Alves, que defendeu um penálti apontado por Tinoco com uma magnífica estirada a desviar o esférico para canto.
No minuto seguinte, Pedro Alves saiu muito bem aos pés do avançado madeirense Roniel, que surgiu sozinho descaído sobre a esquerda mas não conseguiu contornar o guarda-redes piedense.
O empate acabou por ser o mal menor para a equipa anfitriã, que continua a afundar-se na tabela classificativa, estando cada vez mais próxima dos lugares que prefiguram a despromoção.
LUSA