O avançado Guedes contribuiu com dois golos para o triunfo do Desportivo das Aves na receção ao União da Madeira (3-1), em jogo relativo à 18.ª jornada da II Liga portuguesa de futebol.
Os locais dominaram quase todo o jogo, chegaram facilmente ao 3-0, com golos de Zé Tiago (24) e de Guedes (31 e 51) e o conjunto madeirense reduziu através de Mica, aos 68, e ainda foi a tempo de causar alguns problemas à defesa contrária.
O Aves impôs-se rápida e facilmente a um opositor ‘macio’ a nível defensivo e também frágil no ataque e podia ter marcado logo aos 10 minutos, quando Balogun ganhou um ressalto e cruzou bem, tendo Guedes falhado um golo que os adeptos avenses já davam como certo.
O União da Madeira teve, pouco depois, uma contrariedade, porque guarda-redes Nilson, lesionado, foi substituído e foi já com Tony na baliza que se viu em desvantagem no marcador.
Balogun acelerou pelo corredor esquerdo, ninguém foi capaz de o acompanhar, depois cruzou e Zé Tiago rematou, de primeira, e fez o 1-0.
O Aves manteve a pressão sobre o adversário, impedindo-o de sair para o ataque, e chegou ao 2-0, num lance iniciado por Pedró e finalizado por Guedes com um remate em que ficou a sensação de que Tony podia ter feito mais.
O ascendente da equipa anfitriã manteve-se na segunda parte, mas de forma menos vincada, e o União da Madeira continuou a ser uma equipa insegura atrás e incapaz de incomodar o guardião Quim.
Guedes bisou e ampliou a vantagem do Aves, aos 51 minutos, graças a um remate frontal e forte, com a defesa contrária a ser pouco agressiva e Tony, mais uma vez, a ficar mal na fotografia.
A ganhar por 3-0, o conjunto local tirou ainda mais o pé do acelerador e o União da Madeira aproveitou, acercou-se da baliza de Quim e reduziu para 3-1, aos 68 minutos, por Mica, a culminar um bom movimento ofensivo.
O golo despertou o União da Madeira e, finalmente, o Aves começou a ser incomodado, mas o resultado manteve-se inalterado.
(Lusa)