O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates), este ano vencedor da Volta a Itália e da Volta a França, felicitou hoje o amigo Rui Oliveira pelo ouro no madison em Paris2024, ao lado de Iúri Leitão.
“Tão feliz. Parabéns, Rui Oliveira e Iúri Leitão”, escreveu o ‘astro’ esloveno, na rede social Instagram.
O tricampeão do Tour e vencedor da Volta a Itália este ano, um dos maiores ciclistas de sempre, aos 25 anos, e um dos grandes nomes mundiais do desporto da atualidade partilha equipa com Rui Oliveira, na UAE Emirates, e uma amizade que frequentemente demonstram nas redes sociais.
Caja Rural-Seguros RGA (equipa de Iúri Leitão na estrada): “Soberba atuação do português, junto a Oliveira, para subir ao lugar mais alto do pódio, depois da prata no omnium. Parabéns, amigo”.
Rui Costa (ciclista que representou Portugal em Paris2024 na corrida de fundo e contrarrelógio): “Bandeiras ao alto, temos campeões olímpicos. Que reis”.
Daniela Campos (ciclista que representou Portugal em Paris2024 na corrida de estrada): “Campeões olímpicos! O reflexo de anos de trabalho de toda uma equipa”.
Nelson Oliveira (ciclista que representou Portugal em Paris2024 na corrida de fundo e contrarrelógio): “Que grandes. Parabéns Iúri Leitão e Rui Oliveira, mas também a todos os que durante anos tudo fizeram para que os sonhos se realizem”.
Raquel Queirós (ciclista que representou Portugal em Paris2024 no ‘cross country’ olímpico): “Que momento! Que emoção! Campeões olímpicos”.
João Almeida (ciclista, companheiro de Rui Oliveira na UAE Emirates): História! Grandes”.
Beatriz Roxo (ciclista da seleção nacional): “Eu estou mesmo a chorar. Viemos para ficar, porque somos Portugal”.
Hagens Berman Jayco (antiga equipa de Rui Oliveira): “Medalha de ouro no madison para Rui Oliveira! Parabéns”.
Instituto Português do Desporto e Juventude: “A primeira medalha de ouro da Equipa Portugal em Paris2024. Parabéns, Iúri e Rui”.
Daniel Monteiro (presidente da Confederação do Desporto de Portugal): “Se há 15 anos se dissesse que Portugal ganharia medalhas olímpicas na pista, ninguém acreditaria. O velódromo de Anadia transformou-se numa fábrica de campeões. Parabéns Iuri, Rui, o obreiro Gabriel e a todo o ciclismo português! Dia de Ouro, dia histórico para Portugal.”
Joxean Matxín (diretor da UAE Emirates, equipa de Rui Oliveira): “Parabéns Rui Oliveira. Incrível, Rui, és campeão olímpico. Alegro-me, de coração, muito, muitíssimo! (Parabéns) logicamente também para o companheiro, Iúri Leitão”.
Patrícia Mamona (vice-campeã olímpica no triplo salto em Tóquio2020): “Parabéns Iúri Leitão e Rui Oliveira. Vamos ouvir a Portuguesa!”.
Filipa Martins (ginasta que competiu em Paris2024): “Que orgulho em vocês”.
FC Porto: “Parabéns, Rui Oliveira e Iúri Leitão, pela medalha de ouro para Portugal nos Jogos Olímpicos”.
Fernando Gomes (presidente da Federação Portuguesa de Futebol): “É com uma enorme satisfação e um imenso orgulho que felicito Iúri Leitão e Rui Oliveira pela conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. Trata-se de uma das páginas mais bonitas da história do desporto português, com dois extraordinários atletas a levarem bem alto a bandeira do nosso país e a verem o seu esforço, dedicação e talento ser recompensado com a medalha mais importante da prova, numa corrida espetacular de garra, talento e emoção”.
Bairrada Cycling Team (equipa de formação por que passaram ambos os ciclistas): “Dia histórico para Portugal, para o ciclismo e para a vertente de pista. Que estreia olímpica, estamos muito orgulhosos. Uma vez Bairrada, Bairrada para sempre”.