A competir na Noruega desde a passada segunda-feira, Francisca e Madalena entraram fortes na primeira ronda do torneio – vitória por 6-3 e 7-6 diante da uma tenista da casa e indiana. Já na próxima ronda os locais viram que a dupla madeirense seria um caso sério nesta prova. Francisca e Madalena venceram, nos quartos-de-final, Barbora Andrjauskaite e Papaya Douvall, quartas cabeças-de-série, por 6-1 e 7-5 e garantiram mais uma meia-final de uma prova internacional – cujo resultado, até hoje, era o melhor em provas desta categoria.
No dia de ontem, a dupla madeirense enfrentou as nórdicas Agnes Kjaersgaard (DIN) e Vida Esajassen (NOR) e o desfecho seria semelhante – vitória incontestável em dois sets, garantindo a sua primeira final internacional.
Na manhã de hoje, com temperaturas próximas dos 0ºC, na Oslo Tennisarena, as jovens madeirenses enfrentaram as primeiras cabeças-de-série – dupla finlandesa, Lily Hagelberg e Annina Kanerva – e, numa equilibrada batalha onde após perderem o primeiro set por 6-2, fazem a reviravolta no marcador, vencendo o segundo set por 6-2 e no ‘super tie-break’, as madeirenses foram mais fortes e arrecadaram o título após um 10-4.
As madeirenses fecham com chave de ouro os torneios internacionais, sendo que resta apenas um torneio – Masters Juvenis Sub-14 – torneio organizado pela Federação Portuguesa de Ténis que reúne as 8 melhores tenistas de 2024.