Após dois pódios conquistados ontem, o Team Novadriver conheceu um dia mais complicado que se saldou por um sexto lugar na terceira corrida e um pódio na quarta manga.Ainda assim, Francisco Abreu e Manuel Gião, ao volante do Volkswagen Golf GTI TCR sairam de Braga no segundo lugar do campeonato.
O despiste de ontem na sessão de qualificação de Francisco Abreu, valeu-lhe o último lugar da grelha de partida para a terceira corrida. Apesar dessa dificuldade, o piloto do Team Novadriver não se atemorizou e partiu decidido a recuperar. Infelizmente, um pneu começou a perder ar e Francisco Abreu perdeu bastante tempo terminado, apenas, no sexto lugar.
Foi nessa posição que Manuel Gião largou para a quarta corrida. Porém, o piloto do Team Novadriver falhou completamente o arranque e foi forçado a encetar mais uma recuperação que, desta feita, terminou no terceiro lugar. Mas ficou claro que o VW Golf GTI TCR tinha capacidade para chegar à vitória, pois ficou a menos de 3 segundos do vencedor.
Contas feitas às quatro corridas realizadas, o Team Novadriver sai da primeira jornada do Campeonato Nacional de Velocidade Turismos 2016 no segundo lugar da competição, um resutado animador e deixa excelentes perspetivas na luta pela vitória no campeonato.
Recuperar com o carro furado
Sabíamos que hoje teríamos um dia difícil, mas apesar de alguns contratempos, conseguimos recuperar bem do último lugar da grelha de partida para quinto e terceiro nas duas corridas que fecharam a etapa do Circuito de Braga do Campeonato Nacional de Velocidade de Turismo.
Ontem tivemos alguns problemas nas curvas de maior apoio que aqui no traçado de Vasco Sameiro são muito importantes e determinantes para realizar tempos. O carro começava a escorregar muito de frente, ao passo que a traseira estava muito estável.
Uma vez que arrancávamos da última posição e só com uma corrida agressiva poderíamos recuperar, resolvemos arriscar numa afinação nova para hoje e aumentámos a distância ao solo da traseira para a soltar um pouco e ganhar mais precisão na frente.
Porém, durante a minha corrida pouco pude perceber sobre se era uma solução positiva, dado que sofri um furo lento logo no início e podemos dizer que fiz toda a corrida em três pneus.
No entanto, e apesar do comportamento anormal do carro, cheguei ao fim da prova sem pressão qualquer pressão no pneu, consegui recuperar até ao quinto lugar, o que acaba por ser um bom resultado, face às circunstâncias.
Na segunda corrida da jornada o Manuel Gião arrancou da sexta posição (fiquei classificado na quinta posição da primeira prova devido a uma penalização de um adversário) e prosseguiu a nossa recuperação até ao terceiro posto final.
Foi um fim-de-semana difícil, o que já antecipávamos, mas conseguimos conquistar pontos que serão importantes para a temporada e saímos de Braga no segundo lugar do Campeonato de Pilotos.
Quero agradecer aos meus patrocinadores por me apoiarem uma vez mais e me permitirem montar um projecto tão aliciante.
Agora é tempo de olharmos para Vila Real! Eu, o Manuel e a Novadriver temos muito trabalho pela frente.
A próxima prova do CNVT 2016 será realizada nos dias 25 a 26 de junho no traçado citadino de Vila Real.
Campeonato Nacional de Velocidade Turismos 2016
14 – 15 maio – Braga Racing Weekend
25 – 26 jun – Vila Real Racing Weekend
09 – 10 jul – Portimão Racing Weekend
05 – 06 nov – Jerez Racing Weekend
26 – 27 nov – Estoril Racing Weekend