Após duas meias finais arduamente disputadas, o jogador português e o jovem egípcio garantiram o passaporte para o jogo de todas as decisões. Rui Soares derrotou o espanhol Ivan Perez (3-1) e Moustafa El Sirty levou a melhor sobre o indiano Mahesh Mangaonkar (3-2). A final está marcada para as 14h de domingo.
Rui Soares garantiu a primeira presença na final do Torneio Internacional da Madeira, objetivo que vinha perseguindo há alguns anos. O seu adversário na meia-final, o espanhol Ivan Perez, não facilitou a vida ao português e vendeu muito cara a derrota, obrigando Rui Soares a jogar o seu melhor squash para conseguir fechar a partida por 3-1, com os parciais de 4-11, 11-9, 11-5 e 11-4 (55m).
O encontro fica, infelizmente, marcado pela lesão do jogador espanhol durante o quarto set, suspeitando-se de uma fratura de um dos dedos. No entanto, incrivelmente, Ivan Perez decidiu continuar a partida após o desconto de tempo por lesão a que tem direito. Uma demonstração clara da fibra e da mentalidade destes profissionais. Grande revelação do torneio, Ivan Perez, surpreendeu tudo e todos na Região e só cedeu perante um Rui Soares de grande nível. A lesão do espanhol, contudo, não retira nenhum
mérito à vitória do jogador português, que naquela fase já estava em claro domínio do encontro.
A meia-final entre Moustafa El Sirty e Mahesh Mangaonkar foi um encontro monumental, com tudo o que faz vibrar o público: pontos muito disputados, pancadas incríveis, decisões do árbitro, troca de palavras entre os jogadores e emoções ao rubro.
Foi a partida que todos aguardavam e não defraudou as expetativas daqueles que assistiram “in loco” à ação.
El Sirty venceu esta verdadeira batalha por 3-2, parciais de 14-12, 8-11, 11-4, 1-11 e 11-6, mas Mahesh Mangaonkar foi u digno vencido, obrigando o jovem egípcio a trabalhar muito por cada ponto.
Com um primeiro set que durou quase 25 minutos, tudo apontava para uma maratona de squash nutricional, mas Moustafa El Sirty tinha outros planos. Os restantes sets foram de duração muito mais curta. Aumentaram o número de winning shots mas igualmente os de erros não forçados, o que fez de cada parcial uma montanha russa de emoções, com os jogadores a alternarem muito no papel de quem dominava as operações. No final, o jovem egípcio precisou de 68 minutos para conseguir impor-se ao jogador indiano, que volta assim a ser derrotado numa meia-final no torneio madeirense. Moustafa, por seu lado, faz a sua estreia na Região atingindo logo a final da competição, agendada para as 14 horas de domingo.
Resultados do dia:
Moustafa El Sirty (EGY) bt Mahesh Mangaonkar (IND) Result: 3-2 Scores: 14-12, 8-11, 11-4, 1-11, 11-6 (68m)
Rui Soares (POR) bt Ivan Perez (ESP) Result: 3-1 Scores: 4-11, 11-9, 11-5, 11-4 (55m)