A Madeira participará com três seleções regionais nos escalões de Iniciados Femininos, Juvenis Femininos e de Juvenis Masculinos. Este é o regresso à competição das Seleções Regionais desde a participação no Torneio Internacional de Voleibol de Esmoriz de 2018, interregno justificado maioritariamente pela crise pandémica de COVID-19. O maior destaque vai para o regresso da Seleção Regional de Juvenis Masculinos após mais de uma década de ausência de trabalho e de competição neste escalão, voltando a ser uma aposta da Associação de Voleibol da Madeira como forma de incentivo e estímulo aos jovens atletas do género masculino.
A edição de 2022 do Torneio Centenário, destinado a atletas dos 12 aos 16 anos, de ambos os sexos, conta com a participação de 13 equipas, um número recorde neste evento. Em masculinos, a competição contará com 5 equipas: Associação dos Antigos Alunos (2 equipas); Clube Kairós ; Seleção da Madeira e Clube Desportivo «Os Marienses». Nos femininos estarão em competição 8 equipas: Volei Clube São Miguel; Clube Kairós; Associação Académica de São Mamede; Seleção da Madeira (2 equipas: Iniciadas e Juvenis); Vitória Sport Clube (2 equipas) e Clube Académico de Bragança.
As Seleções da Madeira são coordenadas pelo selecionador das equipas femininas, Jorge Caldeira e conta com Paulo Branco como selecionador da equipa masculina.