A 1ª Prova do Circuito Nacional da Esgrima na Madeira, em Infantis e Benjamins, decorrerá no próximo sábado, dia 21 de Novembro, com o início dos assaltos marcados para as 10:00 horas, no Pavilhão da Escola Básica e Secundária D. Lucinda Andrade, em São Vicente.
De realçar que as competições nacionais de Benjamins e Infantis terão lugar no próximo dia 21 de Novembro em três geografias diferentes. Serão três as regiões a acolher a etapa inaugural do Circuito Infantil, com competições regionais, às três armas, nos escalões Benjamins e Infantis. No Norte do País será em Braga, no Centro será em Lisboa e na Madeira será em S. Vicente.
Para os mais jovens atiradores madeirenses é um evento desportivo que terá como principal aliciante e grande novidade da Época o facto da prova pontuar para o ranking nacional da Federação Portuguesa de Esgrima. Para os Mosqueteiros Benjamins e Infantis da Madeira a entrada no ranking representa novos desafios mas também uma forma de mostrar o desenvolvimento e as potencialidades da modalidade regional junto dos seus competidores participando e ganhando experiência nas provas nacionais da Esgrima.
A prova decorrerá nos moldes habituais.
De notar ainda que esta época da Esgrima Madeirense já está também positivamente marcada pelo nascimento de uma novo projecto desportivo, o ARCA d’Ajuda, e pelo arranque dos treinos na Sala de Armas da Camacha.
A Esgrima na Madeira
A Esgrima é um dos desportos que tem vindo a renascer na Região nos últimos anos, fruto do trabalho de divulgação da Associação de Esgrima da Região Autónoma da Madeira (AERAM), quer nas escolas quer através de muitas outras iniciativas pela ilha, ao longo do ano.
A época de 2015/2016 já conta inclusive com um novo projecto o ARCA d’Ajuda que depois de ter arrancado no Torneio de Abertura deste ano tem procurado estar presente nas restantes provas. Para além disto, dando provas da sua vitalidade, no passado dia 19 de Novembro começaram os treinos na Sala de Armas da Camacha, (no ginásio anexo à piscina), marcando o início de um novo ciclo para a Secção de Esgrima do CD Unidos da Camacha.
Esta divulgação tem vindo a ganhar adeptos também nas redes sociais com a criação de grupos de apoio à modalidade e divulgação dos seus benefícios para o crescimento e aprendizagem dos mais jovens, com destaque para as páginas no Facebook, quer da própria Associação de Esgrima da Madeira quer da página “Os Mosqueteiros da Madeira”.
Para esta temporada, para além de continuar a atrair mais jovens praticantes, a Associação espera que a Região reforce a capacidade de gerar esgrimistas campeões, como tem vindo a acontecer no ranking a nacional de vários escalões.
No calendário do Circuito Regional da Esgrima estão previstas provas noutros locais da Região, onde o interesse pela Esgrima tem vindo a aumentar, bem com a sua prática, como sucede neste fim de semana em S. Vicente.
Recorde-se que na Madeira, onde se pratica hoje em dia exclusivamente o florete, a tradição da Esgrima está plenamente enraizada. De clubes como o Clube Futebol União e Clube Desportivo e Recreativo Santanense saíram grandes campeões e atletas internacionais, tais como Marco Gonçalves (campeão Europeu por equipas), Lídia Sousa, Magda Drumond. Actualmente, o atleta do A.C.D. São Vicente, Álvaro Noite é a referência regional e nacional e esperança olímpica.
Para os interessados em praticar este desporto, a AERAM disponibiliza informação no seu site (http://www.aeram.pt) e também na sua página de Facebook (https://www.facebook.com/associacao.esgrimadaram). Para além disso, ao longo da semana é possível experimentar esta actividade na Sala de Armas do Funchal, a partir das 18:30.