É mais uma “bomba” que a organização do Rali Madeira Legend proporciona aos adeptos dos ralis, a presença nas estradas madeirenses do icónico Lancia 037.
Entre 1982 e 1986 o Lancia 037 brilhou em diversas provas e tipos de piso.
Na época foi a grande aposta da Lancia para fazer frente ao Audi Quattro que vinha a dominar os resultados no campeonato do Mundo.
O Lancia 037 é dos carros icónicos da história do desporto automóvel e ganhou esse estatuto quando em 1983 alcançou o título mundial, foi o último modelo com tração traseira a vencer o Campeonato do Mundo de Ralis com um total de 118 pontos, mais dois que a Audi.
Lancia 037 fez a sua estreia em competição no Rali Vinho Madeira de 1982 com Andrea Zanussi ao volante. O italiano acabou desistindo devido a problemas de motor no carro da equipa Jolly Club
Em 1983 o regressa ao Rali Vinho Madeira e logo com uma vitória de Massimo Biasion e um terceiro lugar ao volante do 037 estava Antonella Mandelli.
Resultado que a piloto italiana repete no ano seguinte. A vitória coube a um Porsche
O ponto alto do Lancia 037 na Madeira foi em 1985, com o carro italiano a ocupar não uma, nem duas, mas as três posições do pódio.
Esmagadora participação do Lancia 037 nesse ano do Rali Vinho Madeira com a dupla espanhola Salvador Servià / Jordi Sabater a vencer.
No segundo lugar com carro idêntico o piloto italiano Andrea Zanussi, que foi navegado pelo malogrado Sergio Cresto, co-piloto que viria a falecer a 2 de maio de 1986 com o piloto Henri Toivonen num acidente com Lancia Delta S4.
No terceiro lugar do Rali Vinho Madeira de 1985 o Lancia 037 tripulado pela dupla Cerrato – Cerri.
Foi em 1986 a última presença no pódio do Rali Vinho Madeira, segundo lugar alcançado pelo piloto belga Patrick Snijers e no terceiro lugar terminou outro Lancia 037 conduzido por Paolo Alessandrini.
O mítico carro regressa à Madeira 38 anos depois, pelas mãos de Paulo Grosso, carro que chega com a decoração da Martini fazendo lembrar os bons velhos tempos.
Será a terceira presença do piloto português no Rali Madeira Legend, a primeira participação foi com um Porsche 911 e segunda com um Alpine A110.