A última prova do Campeonato da Madeira de ralis de 2022 é com a organização do Marítimo a entrar em ação, com o rali que acontece a 14 e 15 de outubro em Machico.
A prova tem um figurino com 10 classificativas, duas na sexta-feira à noite em sistema de “round” tal como foi feito em 2019 e com o mesmo traçado. O parque fechado fica situado no Fórum de Machico, dando assim hipótese aos pilotos que cumpriram as classificativas de assistirem à prova das restantes equipas.
No sábado há mais 8 especiais de classificação, o último dia começa com uma passagem pelo parque de assistências, no Parque Desportivo de Água de Pena, depois as equipas cumprem a especial numero três do rali, que será neste caso a primeira do dia de sábado, a classificativa da Maiata, que tem a partida encurtada em cerca de 100 metros e a meta também foi encurtada à volta de 400 metros.
Depois da classificativa da Maiata as equipas cumprem a especial da Matur que é idêntico ao que foi feito em 2021.
A caravana volta a passar por estas duas especiais, Maiata e Matur, seguindo-se a paragem para almoço no regresso ao Parque Desportivo de Água de pena para o parque de assistências. À tarde duas classificativas feitas por duas vezes, começa com a nova prova especial de classificação do Porto da Cruz, com início junto à antiga farmácia do Porto da Cruz seguindo em direção à zona da Achada onde ai faz a ligação à parte final da classificativa da Maiata, que foi feito de manhã, com a classificativa do Proto da Cruz a ter uma extensão de 8,2 km.
Após o Porto da Cruz as equipas competem no troço da Portela, especial de classificação que não sofre alterações à verão que foi feita em 2021, com início atrás da Portela e termina nas imediações do hotel do Santo da Serra.
O pódio do Rali do Marítimo – Município de Machico está previsto para as 18h45.