O Rali de Santana, agendado para os dias 11 e 12 de abril, é organizado pelo ACCS (Clube Automóvel Concelho de Santa Cruz) e apresenta novidades no figurino que é composto por nove especiais de classificação.
A prova começa na sexta-feira à noite com a classificativa espetáculo no Kartódromo do Faial, que deve voltar a atrair uma multidão de adeptos.
No sábado as equipas vão cumprir na parte da manhã as classificativas de Lombo Galego e Ilha já feitas no passado, depois destas duas primeiras especiais de classificação há um curto reagrupamento, com as equipas a percorrerem de novo as classificativas de Lombo Galego e Ilha.
Depois do reagrupamento para pausa para almoço, à tarde surge a nova classificativa na estrada regional do Arco de São Jorge com 8km, com início no Arco de São Jorge, terminado em São Jorge.
Segue-se outra nova classificativa com 12 km que os pilotos vão percorrer, começa na Fajã do Cedro Gordo, em São Roque do Faial, passa pelas Cruzinhas, seguindo para a Cova da Roda passando pela Rotunda das Eiras terminado no campo de futebol de Santana. É a parte final da pec da Ilha feita ao contrário.
O parque de assistências permanece nos estacionamentos nas imediações da praia do Faial.
No total o Rali de Santana conta com 88 km em troços cronometrados.