O Rali da Calheta de 2019, alcança a sua 15ª edição, este ano, foi idealizado um trajeto algo diferente, em algumas provas especiais.
Uma das novidades é a introdução de uma segunda classificativa no primeiro dia de prova, na sexta-feira à noite. A classificativa em pleno cento da Calheta volta a abrir o rali, mas desta vez é feita poo duas vezes e em grupos de 10 carros sensivelmente, muito semelhante ao que se tem vindo a fazer em outras provas.
O figurino da classificativa já não coloca os carros a fazer a inversão do sentido, como faziam junto à escola. A classificativa começa um pouco depois do hotel da Calheta subindo em direção à Casa das Mudas, passando pela escola e termina na rua da Vargem, prova especial de classificação com 2,44 km.
Os reconhecimentos da 1ª e 2ª PEC são feitos no dia 6 de maio das 21:15 às 22:00 e está limitado a duas passagens pro equipa para o reconhecimento destas “pecs.”
No dia seguinte, sábado em sistema de round, a estrutura da prova comporta 4 provas especiais, sendo a primeira do dia, uma nova especial, Calheta de 7 km (3ª e 7ª classificativa), uma prova especial de classificação que começa na Rua São João às 11:43 horas e termina na estrada.
Segue-se a prova de classificação do Paul do Mar (4ª e 8ª classificativa) com 6,72 km, com partida no Paul do Mar e final na Fajã da Ovelha.
Como terceira prova especial de classificação do dia, é o regresso da classificativa da Raposeira (5ª e 9ª classificativa), mas desta vez modificada, com um traçado diferente do que tem sido o habitual, desta vez com arranque Lombada dos Cedros, na antiga estrada ER101, entroncando no Caminho do Lombo da Velha, em direção a ER210, estrada Prazeres/Fonte do Bispo, terminado na Fonte do Bispo num total de 11 Km de extensão.
A terminar o round, a prova com maior distância, Ponta do Pargo (6ª e 10ª classificativa), com 10,50 Km, num trajeto bem diferente dos anteriores. Tem início nas Achadas da Cruz e com o centro da Ponta do Pargo a receber o final da classificativa.
O Parque Assistências volta a ter lugar no Parque Empresarial da Calheta, sendo o diretor de prova Luís Madruga, que já o faz há alguns anos.
Mais informação poderá encontrar no site oficial do rali: http://ralidacalheta.com/calheta2019/