Decorreu hoje (sexta-feira, 29 de abril) em Vila Nova de Gaia, o terceiro dia de competição do Open de Portugal de Jovens 2016.
Neste evento, englobado no Circuito Mundial de Juniores da ITTF, hoje disputou-se a competição de equipas nos escalões de Cadetes e Juniores, em ambos os sexos.
Na competição coletiva de Cadetes Femininos, a formação mista Índia/Portugal, integrando a atleta insular Madalena Miranda (CTM Santa Teresinha) juntamente com uma atleta indiana, encontra-se na 1ª posição do Grupo B ao vencer Portugal C, por 3-2, e Singapura, por 3-0. A passagem ao mapa final será definida ainda hoje, no encontro frente à equipa Portugal E.
Na prova de equipas de Cadetes Masculinos, a formação Portugal A constituída, exlusivamente, pelos madeirenses Alexandre Faria (ACD São João) e Tiago Li (CD São Roque), venceu o Grupo A, com vitórias sobre Portugal G, que integra Marco Rodrigues (CD 1º de Maio), e sobre Espanha B, ambos os triunfos por 3-0. A formação Portugal B, que conta com Gonçalo Gomes (CD 1º de Maio), venceu o Grupo D, ao bater as equipas Espanha A, Suécia e Portugal E, por 3-0, 3-2 e 3-2, respetivamente.
Com estes resultados as formações Portugal A e Portugal B já se encontram apuradas para a fase final da competição, que se irá disputar amanhã (sábado, 30 de abril).
Na competição por equipas de Juniores Femininos, Marlene Freitas (GD Estreito) integra numa equipa mista juntamente com uma atleta indiana e uma atleta espanhola, esta formação ficou inserida no Grupo B e terá que vencer a Lituânia para poder aceder à fase final, após a derrota, por 0-3, frente a Portugal A. Na prova de equipas de Juniores Masculinos, a equipa Portugal A, integrando o atleta Vítor Hugo (CD São Roque), terminou na 2ª posição do Grupo A, após um triunfo, por 3-0, frente a Espanha e uma derrota, por 0-3, frente ao Japão. Classificação que garante o acesso à fase final da prova.
A formação Portugal B, que integra o atleta madeirense Eduardo Vieira (atleta independente), concluiu a fase de grupos na 3ª posição do Grupo B e foi afastada do mapa final, ao ser batida por 3-1 e 3-0, frente à Alemanha e à formação Japão/Roménia, respetivamente.
Helder Melim (AD Galomar), José Almeida (GD Estreito), Ricardo Faria (CS Marítimo) e Ruben Canteiro (CD 1º de Maio) são os técnicos insulares presentes na prova, a comitiva madeirense conta ainda com os árbitros Elena Li, Germano Gouveia e Virgílio Pinto.