“Felicito o Clube Desportivo Nacional pela subida ao primeiro escalão do futebol português, hoje matematicamente assegurada, que é motivo de orgulho e satisfação para a Região Autónoma da Madeira”, diz o responsável do parlamento insular na nota divulgada no arquipélago.
Tranquada Gomes sublinha que “neste momento de grande alegria para os nacionalistas, é justo relevar o excelente trabalho desenvolvido ao longo da época pela direção do clube, pela equipa técnica e pelos jogadores”.
Ainda deixa uma “palavra de apreço” aos sócios e simpatizantes da equipa alvinegra, porque “também contribuíram com o seu apoio e dedicação”.
O Nacional assegurou hoje a subida ao principal escalão do futebol português, ao beneficiar das derrotas de Penafiel e Académica, nos seus jogos da 37.ª e penúltima jornada da II Liga, frente a Académico de Viseu e Cova da Piedade, respetivamente.
A formação madeirense, que visita no domingo o Arouca, soma 67 pontos e já só pode ser ultrapassada pelo Santa Clara, que soma 63, tem mais dois jogos para disputar e também assegura a subida caso vença na receção ao Real Massamá.
O Nacional conta 18 presenças entre os ‘grandes’ do futebol português, entre 1988/89 e 1990/91 e 15 temporadas seguidas entre 2002/03 e 2016/17, tendo como melhor classificação dois quartos lugares (2003/04 e 2008/09).
C/ LUSA