“O Conselho da FIFA decidiu unanimemente que a única candidatura elegível é a conjunta entre Marrocos, Portugal e Espanha, que irá organizar a competição em 2030”, refere a FIFA em comunicado divulgado no site oficial, sendo que a decisão será oficializada no Congresso Extraordinário do organismo, em 2024.
Na mesma nota, a FIFA revelou ainda que Uruguai, Argentina e Paraguai vão receber três jogos do Mundial2030, como forma de “celebrar o centenário” da competição, cuja primeira edição decorreu no Uruguai, em 1930.
“Para além disso, levando em consideração o contexto histórico do primeiro Mundial de sempre, o Conselho da FIFA concordou de forma unânime em realizar uma cerimónia de celebração única do centenário na capital do país [Uruguai], em Montevideu, onde se realizou o primeiro Mundial de sempre, em 1930, bem como conceder três jogos do Mundial a Uruguai, Argentina e Paraguai”, refere a FIFA.
O presidente da FIFA, Gianni Infantino, considerou que o futebol e o organismo que lidera estão a “unir um mundo dividido”, salientando: “Dois continentes – África e Europa – unidos não só na celebração do futebol, mas também em providenciar coesão social e cultural únicas. Que grande mensagem de paz, tolerância e inclusão”.
Infantino destacou ainda o centenário do Campeonato do Mundo que se celebrará precisamente em 2030, razão pela qual três encontros da competição terão lugar em três países da América do Sul, no caso Uruguai, Argentina e Paraguai.
“Como resultado, a celebração terá lugar na América do Sul e três países sul-americanos – Uruguai, Argentina e Paraguai – vão sediar um jogo cada do Mundial2030. O primeiro destes três jogos será, obviamente, realizado no estádio em que tudo começou, em Montevideu, no mítico Estádio Centenário, precisamente para celebrar a edição centenária do Campeonato do Mundo”, explicou Infantino.
O Mundial2030 será o primeiro a ser jogado em seis países diferentes, sendo que a edição anterior, em 2026, será também a primeira a ser organizada por três países, no caso Canadá, México e Estados Unidos.
Até agora, a única organização conjunta de um Campeonato do Mundo foi protagonizada por Coreia do Sul e Japão, em 2002.
A candidatura ibérica arrancou em outubro de 2020, tendo, dois anos depois sido alargada à Ucrânia, já após a invasão russa, e, em março último a Marrocos, sendo que a saída ucraniana nunca foi oficializada.
Portugal estreia-se em mundiais, depois de ter recebido o Euro2004, enquanto a Espanha organizou o Euro1964 e o Mundial1982, e Marrocos já acolheu a Taça das Nações Africanas (CAN) em 1988.
Lusa