Depois de nas duas únicas presenças nas fases finais em Europeus, a primeira em 2017, nos Países Baixos, e a segunda em 2022, em Inglaterra, não ter ido além da fase de grupos, a equipa orientada por Francisco Neto tem a difícil missão de contrariar o poderio das espanholas no Grupo B, em Berna.
A seleção lusa, 22.ª do ranking mundial FIFA, terá de ficar num dos dois primeiros lugares do grupo para seguir em frente, com o primeiro duelo perspetivar-se como o mais difícil de todos, já que se trata da segunda da hierarquia, a Espanha, que só ‘perde’ para os Estados Unidos.
Diante da equipa ‘roja’, recheada de jogadoras que ganharam o Mundial, realizado em 2023 na Nova Zelândia e que vai para a quinta presença, Portugal tentará, pelo menos, apagar a imagem deixada nos últimos dois desafios com as espanholas (4-2 e 7-1) para o Grupo A3 da Liga das Nações.
Do outro lado, haverá especial atenção para as ‘Bolas de Ouro’ Aitana Bonmatí (2023 e 2024) e Alexia Putellas (2021 e 2022), ambas do FC Barcelona, que devem alinhar de início pela primeira seleção que Portugal defrontou num Europeu – perdeu por 2-0, em 2017. Cristina Martín-Prieto, do Benfica, dificilmente estará entre as 11 titulares espanholas, mas constará na ficha de jogo.
Na quinta-feira, no Estádio Wankdorf, situado na capital da Suíça, Francisco Neto deve apostar num ‘onze’ composto pela guarda-redes Patrícia Morais, atrás de uma linha defensiva formada por Fátima Pinto, Carole Costa e Ana Seiça, com Ana Borges e Catarina Amado a ocuparem as alas. Dolores Silva, Tatiana Pinto e Andreia Norton são as favoritas a formar o trio no meio-campo, enquanto Jéssica Silva e Diana Silva as esperadas ‘setas’ apontadas à baliza das espanholas.
A média Kika Nazareth, do FC Barcelona, que não joga desde 12 de março, dia em que sofreu uma rotura do ligamento lateral interno do tornozelo esquerdo, num embate face ao Real Madrid, para as meias-finais da Taça da Rainha, poderá voltar à competição, embora continue a treinar de forma condicionada, assim como a lateral Lúcia Alves.
Portugal estreia-se diante de Espanha na quinta-feira, em Berna, pelas 20:00 (hora de Lisboa), seguindo-se o embate com a Itália, quatro dias depois, em Genebra, e a Bélgica, no dia 11, em Sion.
No outro desafio do Grupo B da 14.ª edição do torneio, que se inicia na quarta-feira, na Suíça, Bélgica e Itália enfrentam-se mais cedo, a partir das 17:00, em Sion, com apenas os dois primeiros classificados de cada ‘poule’ a avançarem para os quartos de final.
Lusa