Tal como na fase anterior, o vento esteve fraco toda a jornada, não chegando aos dois dígitos, do quadrante norte/nordeste. A Equipa das Quinas caiu numa situação delicada antes da largada, com a África do Sul a gerir muitíssimo bem a aproximação à linha de largada, não deixando espaço para Portugal conseguir largar, pelo que estes tiveram de fazer 360º, juntamente com Antígua, para então entrarem na linha. Com isso, atrasaram-se irremediavelmente em relação às duas primeiras embarcações, Croácia que seguia isolada na frente, seguida da África do Sul, ficando as posições no final logo definidas nos primeiros momentos da regata. Ao fim de 45 minutos, não houve alteração nas diferentes posições, fruto também da estabilidade do vento, com Portugal a terminar em 3º.
Nesta fase, cada vez mais o nível das equipas é superior, pelo que qualquer pequeno erro paga-se caro, sendo difícil de recuperar se o vento acabar por não dar oportunidades, nomeadamente com alguma variação na direção ou intensidade.
Apesar deste início menos auspicioso, a Equipa de Portugal tem pela frente mais três regatas, sendo que a última contará a dobrar, pelo que tudo está em aberto. Por outro lado, hoje foi anunciado o apoio do Município do Funchal a esta equipa, num incentivo que os velejadores seguramente capitalizarão nos próximos dias. Este apoio visa não só a equipa dos Navegadores/Cidade do Funchal para esta fase final, mas também para o próximo ano, sendo que é intenção da Câmara Municipal do Funchal apresentar candidatura a sede da Gold Cup da SSL em 2024, nesta cidade da Madeira.
Como se sabe, a cidade do Funchal oferece condições ímpares para acolher este evento, nomeadamente as temperaturas amenas que se fazem sentir nesta época do ano, mas também todo um conjunto de infraestruturas náuticas de apoio, nomeadamente aquelas disponibilizadas pelo Centro Náutico de São Lázaro e a Marina do Funchal, que, neste momento, está em fase de renovação. Por outro lado, o Funchal dispõe de uma oferta hoteleira de qualidade para acolher os cerca de 400 velejadores esperados, mais todos os elementos da organização.