Os portugueses que participarão no evento, que junta mais de 500 participantes, de 29 países, vão competir nas modalidades de atletismo, basquetebol em cadeira de rodas, boccia, natação e ténis de mesa.
A missão portuguesa será chefiada pelo antigo atleta paralímpico Carlos Lopes, que encara a competição como uma forma de proporcionar experiência competitiva aos jovens atletas e de “estimular e entusiasmar outros jovens com deficiência a iniciar uma prática desportiva regular”.
“Os Jogos serão certamente um marco importante e memorável na carreira desportiva destes jovens atletas, permitindo-lhes ter uma experiência competitiva internacional e, também, partilharem dos valores da coragem, determinação, inspiração e igualdade”, disse Carlos Lopes, em declarações ao CPP, organismo do qual é secretário-geral.
Na última edição dos Jogos Paralímpicos Europeus da Juventude realizada em 2019 também em Pajulahti, na Finlândia, Portugal conquistou 11 medalhas – quatro de ouro, quatro de prata e três de bronze – nas modalidades de atletismo, boccia, goalball e natação.
Lista de atletas portugueses:
– Atletismo: Gabriel Covas, Mamadu Baldé e Rafael Neto.
– Basquetebol em cadeira de rodas: Afonso Tavares, Ahmat Afashokov, Alexandre Conde, Ângelo Pereira, Emanuel Soares, João Castro, João Reia, Nuno Nogueira, Pedro Gomes e Tomás Amaral.
– Boccia: Alice Moreira, Catarina Monteiro, David Araújo, Francisco Gouveia e Luís Costa.
– Natação: Rodrigo Patrício, Samuel Duarte e Tomás Cordeiro.
– Ténis de mesa: Bruno Araújo, Eurico Silva, Mário Bastardo e Paulo Barbosa.
Lusa