Pau Gasol, que participou em cinco edições dos Jogos Olímpicos e conquistou duas medalhas de prata e uma de bronze, foi eleito numa reunião realizada em Milão, em Itália, sucedendo à antiga hoquista finlandesa Emma Terho.
A nova equipa diretiva mantém a ex-ciclista polaca Maja Wloszczowska como primeira vice-presidente, e conta com o ex-jogador de râguebi queniano Humphrey Kayange como segundo ‘vice’ e com o ex-atleta canadiano Oluseyi Smith no recém-criado terceiro cargo de vice-presidência.
“Este é um grande momento para assumir a responsabilidade de liderar a nossa Comissão”, disse Gasol, após a sua eleição, citado numa nota divulgada hoje pelo COI.
O ex-atleta sublinhou que, desde que foi eleito membro do COI em Tóquio, em 2021, tem vivido “uma viagem de aprendizagem incrível” e que está “entusiasmado por continuar”.
O novo presidente da CA destacou ainda que os próximos anos representam “uma oportunidade única até Los Angeles2028 para dar passos significativos e consolidar o progresso já alcançado”.
“Quanto mais trabalharmos em conjunto, mais conquistaremos”, realçou Gasol, que foi campeão mundial e tricampeão europeu pela Espanha, em 2006, e ganhou dois títulos da NBA ao serviço dos Los Angeles Lakers.
A eleição de Pau Gasol, de 45 anos, marca o fim do mandato de Emma Terho, que liderava a CA desde Tóquio 2020 e tornou-se a presidente com o mandato mais longo da história.
A finlandesa, de 44 anos, expressou “imenso orgulho e gratidão ao recordar os últimos oito anos” e agradeceu a dedicação dos membros da CA, desejando sucesso à nova liderança.
A Comissão de Atletas do COI representa os interesses dos atletas dentro e fora da organização.
É composta por até 23 membros, dos quais 12 são eleitos diretamente durante os Jogos Olímpicos, enquanto os restantes são nomeados para garantir equilíbrio entre géneros, regiões e modalidades desportivas.
Quinze dos seus membros têm assento na Sessão do COI (reunião anual), em igualdade com os representantes dos Comités Olímpicos Nacionais e das Federações Internacionais.
Lusa